Professora da Uern apresenta trabalho em Congresso Internacional

A Profª. Drª. Ana Lucia Aguiar, titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (Dain), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), irá participar do Congresso Internacional e Seminário Nacional (Coines) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). O evento acontece na cidade do Rio de Janeiro, nos dia 9, 10 e 11 de novembro.

A professora apresentará os trabalhos “Lugares, trajetos e desafios: processos de formação de uma professora de discentes surdos no ensino superior” e “Processo de inclusão no cinema: narrativas autobiograficas de um surdo na cidade de Mossoró”.

De acordo com a diretoria da Dain, “pela terceira vez a Dain participa do Ines, pois entende a relevância da soma com espaços de reafirmação dos benefícios, das vitórias e os desafios da comunidade surda”.

Ela complementa afirmando a importância em desenvolver redes de pesquisa e formação entre instituições educativas.

Coines 2022: 165 anos de desafios e conquistas

Neste ano, o Congresso Internacional e Seminário Nacional do INES possui como tema principal o aniversário de 165 anos do INES, completados recentemente. Intitulado “COINES 2022: 165 anos de desafios e conquistas”, o evento chega a sua 21ª edição. Após dois anos realizando o COINES de forma remota, por conta da pandemia, retornamos ao formato presencial muito ansiosos em reencontrar a todos, surdos e ouvintes, para mais uma edição.

Mais do que um evento, o COINES 2022 se propõe, em seus três dias de realização, a ser um espaço para afirmar os ganhos, as conquistas e os desafios que ainda permanecem para a comunidade surda. Por meio da surdocentralidade, da valorização de todos os seus traços e manifestações identitárias e culturais, da Libras como língua primeira de comunicação e por uma educação verdadeiramente bilíngue, celebramos e posicionamos o INES como um dos principais expoentes da implementação de políticas públicas voltadas para surdos e da disseminação de práticas bilíngues.