O professor Samuel Penteado Urban, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Uern Patu, juntamente com os docentes Suzani Cassini (UFSC), Irlan von Linsingen (UFSC) e Bruno Andrade Pinto Monteiro (UFRJ), organizou o dossiê “Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta”, na Revista Sergipana de Educação Ambiental (UFS).
O dossiê é fruto de estudos e reflexões apresentados em três projetos de extensão, sendo as duas edições do curso de extensão intitulado “Saberes e resistências em tempos de pandemia” e o “Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur – GEASur/UERN”, bem como fruto de ações ligadas ao Projeto de Ensino intitulado “Literatura e Educação Ambiental: instrumentação para o ensino de geografia e de ciências”, todos coordenados por Samuel Urban.
O dossiê teve como objetivo publicar relatos de experiências, pesquisas, reflexões teóricas e práticas, acerca da educação ambiental como estratégia de resistência, levando em conta práticas educativas emergentes que se desenvolvem nos contextos de lutas pela vida, terra, moradia, ambiente, saúde, alimentação, entre outras.
O trabalho tem ainda como meta provocar reflexões no campo da educação sobre as suas bases epistemológicas e sobre novas possibilidades pedagógicas emergentes que se desenvolvem no enfrentamento dos desafios contemporâneos e futuros, sobretudo, no âmbito das fronteiras culturais, éticas, ambientais e políticas que naturalmente envolvem os processos de produção de conhecimento.
A publicação pode ser acessada neste link.