Professor da UERN lança livro “Condução clínica do paciente com cirrose hepática”

O Nucléolo de Estudo do Fígado (NEF) convida toda a comunidade médica, estudantes da área da Saúde de Mossoró e demais interessados para o lançamento do livro “Condução clínica do paciente com cirrose hepática”.

O evento ocorrerá no dia 28 de maio de 2013, às 19h, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/FACS). Na ocasião, será ministrada uma palestra pelo Dr. Gustavo Rego Coelho, cirurgião assistente do serviço de transplante hepático do Hospital das clínicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o tema “Transplante hepático: a experiência em um serviço de referência”. E após a palestra, os convidados serão recepcionados com um coquetel e sessão de autógrafos.

O livro “Condução clínica do paciente com cirrose hepática” é resultado do projeto de extensão “Nucléolo de Estudo do Fígado” do curso de medicina da UERN é coordenado pelo professor Francisco Xavier Dantas Lins e composto, atualmente, por doze acadêmicos de medicina Camila Gabriella da Silva Queiroz, Fábio Pereira Soares de Araújo, Flaviane Alcantara da Cunha, José Wilson Linhares Júnior, Kátia Pinheiro de Souza, Katiane Gomes Mendes, Renê Stéfano Costa Pontes, Samila Marissa Pinheiro Gomes, Waléria Ronina Feitosa Gomes, Diego David Dantas Maia, Antônio Carlos de Moura Neto e Micaelly Moura de Medeiros.

Seu objetivo principal é a prestação de assistência integral aos pacientes com doenças hepáticas, no que diz respeito ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de suas enfermidades, utilizando para isso as dependências dos ambulatórios da FACS e do Hospital Regional Tarcísio Maia, além de contar com o apoio e ajuda de serviços específicos de referência, como a Central de Transplante de Fígado do Hospital Walter Cantídio em Fortaleza-CE, para encaminhamento para transplante hepático. Atrelado a isso, promove também a prevenção às hepatites virais, através do encaminhamento dos pacientes para vacinação e atendimento de suporte em urgência em hospital de referência.
O objetivo da publicação do livro “Condução clínica do paciente com cirrose hepática” é orientar estudantes de medicina e médicos no conhecimento detalhado e manejo dos pacientes com essa enfermidade, de forma integral, contribuindo com conhecimento e melhoria do tratamento prestado à população, além de servir para os próprios pacientes e familiares, para que entendam melhor sua doença.

No aspecto pedagógico, trabalha o incentivo ao ensino e à pesquisa através de encontros científicos com os seus membros para discussão de temas relacionados à hepatologia e áreas correlatas.
O NEF funciona desde abril de 2010, sendo atualizado a cada ano com renovação de seus membros através de processo seletivo. O exercício de 2012 foi finalizado com a publicação do livro em questão.