Professor da UERN faz pesquisa na França sobre transporte marítimo de cargas

Desde o dia 15 de dezembro, o professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Francisco Chagas de Lima Junior, está na Université D’Artois, mais especificamente no Laboratoire de Génie Informatique et d’Automatique de l’Artois – Departement Génie Industriel et Logistique – Faculté des Sciences Appliquées. A universidade fica situada na cidade de Béthune, região Nord-Pas-de-Calais, que de trem, fica a uma hora e meia de Paris.

O professor, que é do Departamento de Informática, está desenvolvendo um projeto de pesquisa intitulado “Modelos e Algoritmos para Logística Reversa em Projeto de Redes de Serviços de Transporte Marítimo Regular”. O projeto é financiando pelo CNPq via Ciência sem Fronteiras, Modalidade – Pós-Doutorado no Exterior – PDE e tem prazo para conclusão em 14/12/2014.

“As portunidades de desfrutar da expertise na área de otimização existente no LGI2A da Université d’Artois são incríveis. Neste laboratório em que estou pesquisando existe uma equipe multi-áreas com pesquisadores de vários países. A equipe é formada por 02 brasileiros (eu e o professor Fabio Fontes da UFERSA), 01 Iraniano (meu orientador), 02 Iraquianos, 04 Franceses, 02 Chineses, 01 Argeliano e 01 Alemão e 01 Marroquina. Desta forma, além do intercambio científico estou tendo a oportunidade de desfrutar de uma excelente experiência de intercâmbio cultural e de línguas estrangeiras”, afirma o professor Lima Júnior.

Segundo ele, as perspectivas acadêmico/científicas são as melhores possíveis, pois o projeto possibilitará a continuidade da formação altamente qualificada dos pesquisadores do grupo de pesquisa em Otimização e Inteligência Artificial da UERN, bem como promoverá a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Computação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, – UFERSA.

O projeto também prevê possibilitar um intercambio científico entre a Université D’Artois e a UERN, via desenvolvimento de projetos conjuntos e missões de pesquisa que envolverá produção científica, transferência de conhecimentos e trabalho colaborativo entre os citados grupos de pesquisa do Brasil e da França.

Conforme informações enviadas pelo professor Lima Júnior, a nível estratégico, o projeto de pesquisa aborda dois aspectos considerados importantes no contexto do desenvolvimento econômico nacional: o transporte marítimo de cargas e a aplicação do processo de logística reversa neste contexto, uma vez que, 95% do comércio exterior brasileiro se dá através dos portos .

Dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômico – DIEESE – indicam que entre 2002 e 2011 a corrente de comércio exterior brasileiro cresceu de US$ 100 bilhões para US$ 480 bilhões e a movimentação de contêineres cresceu de 2 milhões para 5,3 milhões. “Assim, os resultados obtidos na pesquisa, quando aplicados na pratica poderão auxiliar no processo de tomada decisão neste importante setor da econômica nacional”, espera o professor da UERN.