O professor Dr. Rodolfo Costa, do Departamento de Economia e do Mestrado em Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) elaborou um modelo para previsão diária de Óbitos e casos confirmados do COVID-19.
Ele traz dados em nível municipal, estadual e nacional. Para Mossoró ele disse que não apresentou dados sobre óbitos porque os números baixos impendem uma avaliação mais aprofundada. “Como, graças Deus, só temos 8 mortes, não há variabilidade suficientes e nem tamanho de amostra adequado para realizar a previsão diária de Óbitos”, esclarece.
O modelo tem a previsão de óbitos entre os dias 16 e 25 de abril de 2020. “A capacidade de previsão do modelo já pode ser avaliada a partir dos dados observado para os dias 16 e 17 de abril. No dia 16 foram registradas 188 óbitos no Brasil, o modelo previa 198 óbitos. Já para o dia 17, houve 217 óbitos e o modelo prévia 212”, explica.
Ele acrescenta que a projeção baseia-se no rigor científico aplicado pelo professor que divide metodologicamente, o trabalho em duas etapas: 1) aplica-se a série de Óbitos uma decomposição que permita considerar o componente de persistência da série pelo Método de Decomposição por Modos Empíricos; 2) calcula-se o Numero de Óbitos para os próximos 10 dias através do modelo ARIMA.
O professor explica que os dados da pesquisa foram obtidos junto ao Ministério da Saúde.
Confira as projeções: