O professor do Departamento de Música da Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FALA/UERN) Andersonn Henrique Simões de Araújo apresentou o trabalho “Cultural Salvation and Music Education in Brazilian Context” no 36º Internacional Society of Music Education (ISME) realizado em Helsinki, capital da Finlândia.
Anderson apresentou resultados da pesquisa sobre transformação social e educação musical por meio do Projeto Social Ilha de Música que acontece no bairro da Redinha, Natal.
“O trabalho versou sobre como o ensino de Música é utilizado em contextos brasileiros como instrumento de salvação cultural de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, declarou.
Anderson destacou o apoio da UERN para a realização da pesquisa e apresentação do trabalho. Ele destacou o peso do orçamento participativo da instituição que viabilizou a apresentação. “A pesquisa teve apoio da UERN, que financiou a minha liberação doutoral, também auxiliou com as despesas de deslocamento e de custos para a participação no evento através do importante instrumento implementado nos últimos anos do Orçamento Participativo”, destacou.
“Assim foi possível não apenas desenvolver uma pesquisa de qualidade, como também o apoio da Uern foi fundamental para que divulgássemos a pesquisa no mais importante espaço de pesquisa da Educação Musical no Mundo”, complementou.
O professor contou que a Isme é um organismo ligado a UNESCO, a agência de educação da ONU. “No evento também foram gestacionadas parcerias de pesquisa entre o nosso projeto e outros de outros países que estão em fase de discussão com as universidades na África do Sul e Irlanda”, comentou.
O professor Anderson concluiu doutorado sanduíche pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e University of Western Ontário (Canadá).