A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN), através da Diretoria de Desenvolvimento Social (DIRDES), convida os professores a participarem do Projeto Rondon 2015. O edital já foi publicado e as propostas devem ser encaminhadas até o dia 12 de dezembro. Uma reunião será realizada na próxima segunda-feira (17), a partir das 15h, na PROEX, no intuito de explicar o propósito do projeto.
Na ocasião o Professor João Bosco Filho, do Campus de Natal, vai falar sobre o projeto e sua experiência, visto que já participou 4 vezes. As operações de 2015 acontecerão nas cidades Bororos (MT) e Itacaiúnas (PA/TO). Em Bororos será realizada no período de 10 a 26 de julho, em 15 municípios. Já em Itacaiúnas será realizada de 17 de julho a 02 de agosto.
O Projeto Rondon ocorre em cidades que possuem o Índice de Desenvolvimento Humano baixo, geralmente em Municípios pobres e os participantes não recebem remuneração. “É um projeto muito importante, os participantes terão uma vivência diferente e uma experiência única”, destaca Lígia Guerra, Diretora da DIRDES.
O que é o projeto RONDON?
O Projeto Rondon é, atualmente, um dos maiores projetos sociais e educacionais do País. Proporciona aos universitários de todas as regiões brasileiras a oportunidade de conhecer e “sentir” o Brasil, ao mesmo tempo em que realizam ações em proveito das comunidades que os recebem e qualificam seu saber acadêmico. O Projeto Rondon caracteriza-se, assim, como uma política de estado, resultado do trabalho interministerial e do suporte logístico das Forças Armadas.
Texto: André Mesquita/Estagiário