Processo Seletivo para mestrado e doutorado em Ensino abre inscrições para 2025

As inscrições para o processo seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ensino, oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino), estarão abertas de 2 a 22 de setembro de 2024. Interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo sistema Sigaa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), acessando o link específico do processo seletivo.

O edital, publicado nesta sexta-feira, 23, estabelece que cada candidato deve escolher um orientador e uma linha de pesquisa no momento da inscrição. Há disponibilização de 63 vagas.

Para se inscrever, os candidatos deverão apresentar uma série de documentos, incluindo RG, CPF, diploma de graduação ou mestrado (conforme o curso pretendido), projeto de pesquisa e comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 120,00. O pagamento deve ser realizado via transferência bancária para a conta especificada no edital ou através do sistema PIX, utilizando a chave fornecida.

Candidatos com deficiência ou que desejam concorrer às cotas étnico-raciais devem anexar laudos médicos e autodeclarações conforme solicitado.

As etapas do processo seletivo incluem prova escrita, análise de projeto de pesquisa, entrevista e avaliação de títulos. A prova escrita, que ocorrerá no dia 9 de outubro de 2024, será realizada presencialmente no Campus Mossoró da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

A homologação das inscrições será publicada em 1º de outubro de 2024, no site do Posensino, e os candidatos poderão recorrer dos resultados até 2 de outubro de 2024.

O Posensino, fruto da parceria entre a Uern, a Ufersa e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), destina-se a formar profissionais capacitados para atuar no ensino, especialmente em escolas públicas.

Confira: