Pró-reitora da Uern assume coordenação em Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação

A professora Dra. Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), foi escolhida hoje, 24, pelo diretório nacional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) para assumir a coordenação do segmento das instituições estaduais da entidade.

Como coordenadora desse setor, a principal função da docente da Uern será representar as universidades estaduais nas discussões e decisões estratégicas do Fórum. Isso inclui defender seus interesses no âmbito da pesquisa e pós-graduação, buscando recursos, políticas de incentivo e melhores condições para o desenvolvimento científico. Além disso, articular e promover o diálogo entre essas universidades estaduais, participar ativamente das reuniões do Foprop e contribuir para a construção de estratégias nacionais que ampliem a representatividade das estaduais no cenário nacional.

A nova função amplia a rede de contatos e abre portas para novas parcerias e oportunidades de atuação em nível nacional, explica a professora. “Isso também fortalece a nossa voz nas discussões estratégicas que influenciam as políticas de pesquisa e pós-graduação em todo o país”, acrescenta.

Para a Uern, ter uma representatividade no diretório nacional do Foprop significa dar mais visibilidade às necessidades e às potencialidades das universidades estaduais, especialmente em regiões como o interior do RN, onde desafios específicos demandam soluções diferenciadas.

“Esse espaço permitirá que a Uern influencie diretamente as decisões que impactam a pesquisa e a pós-graduação, ajudando a conquistar mais recursos, melhores políticas de incentivo e maior reconhecimento nacional, projetando ainda mais a Uern no cenário acadêmico e científico do Brasil”, detalhou Ellany Gurgel.