Teve início nesta terça-feira (30), em Natal, o 2° Congresso FAPERN de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, o mais importante no calendário da instituição, reúne aproximadamente 200 pesquisadores nos seminários de avaliação e acompanhamento dos programas realizados pela FAPERN em convênio com agências nacionais, como CNPq e Finep. A UERN está sendo representada no evento através do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, que representou o Reitor Milton Marques de Medeiros, além de outros professores que particpam da programação com a apresentação de projetos.
A Professora Fátima Raquel Rosado Morais participa dos Seminários de Avaliação dos Programas com o projeto “Análise do programa de humanização do parto e nascimento na perspectiva dos profissionais e usuários da Maternidade Almeida Castro, Mossoró/RN”, dentro do Programa de Pesquisa para o SUS. A Professora Ana Bernardete Lima Fragoso coordena o Seminário sobre Desenvolvimento Científico e Regional, participando também com o projeto “Diversidade de Espécies e Caracterização Osteopatológica em Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Norte. O Professor Pedro Fernandes coordena a mesa redonda “Projetos Estruturantes”, com os projetos “Cajusol – Cadeia Produtiva do Caju e do Girassol no RN”, “Remetern – Rede de Monitoramento Meteorológico do RN”, “Renclim – Rede de Estudos de Mudanças Climáticas do RN” e “Icemaq – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Interfaces Cérebro Máquina”.
O Professor Fábio Cabral Carvalho participa do Seminário “Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (PRONEM), com o projeto “Aspectos Astrofísicos e Cosmológicos do Universo” e do Seminário de Acompanhamento do Programa Primeiros Projetos com o projeto “Teorias f(R) de gravidade e radiação cósmica de fundo em microondas”, além do pesquisador Rommel Wladimir de Lima, que participa com o Projeto “Desenvolvimento de objetos de Aprendizagem como ferramentas pedagógicas para uma metodologia de planejamento de disciplina baseada em objetos educacionais”, ambos na área Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. O Professor Kleberson de Oliveira Porpino participa do mesmo seminário, porém, na área de Ciências da Vida, com o projeto “Sistemática dos cingulata do quaternário do Nordeste Brasileiro”.
Mais informações sobre o II Congresso FAPERN de CiÊncia, Tecnologia e Inovação no http://www.atualeventos.com/fapern/