...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Primeiros estudantes da Uern recebem bolsas de apoio à mobilidade acadêmica nacional

Dois estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foram os primeiros contemplados com bolsas do Programa de Apoio Institucional à Mobilidade Nacional, promovido pela Associação Brasileira das Reitoras e dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Itallo Charles de Souza e Guilherme Newton Nepomuceno do Nascimento Alves, ambos estudantes do curso de Direito do Campus de Natal, estão fazendo mobilidade na Universidade Estadual de Goiás (UEG).

O Programa possibilita que estudantes de universidades estaduais e municipais realizem parte de sua formação em outra instituição de ensino superior participante da rede. A experiência favorece a integração entre instituições, amplia as oportunidades acadêmicas e contribui para a formação científica, profissional e cidadã dos estudantes.

Cada um deles receberá uma bolsa de R$ 1.500,00 mensais para contribuir com as despesas decorrentes da mobilidade.

A concessão ocorreu por meio do Edital nº 05/2026–DIRI/PROEG/UERN, lançado no início de agosto, e marca o início da execução da política instituída pela Resolução nº 15/2026–CD, destinada a apoiar estudantes da Uern aprovados no Programa.

Envolvidos

A implementação do Programa envolve a atuação articulada de diferentes setores da Universidade.

A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Diri) coordena os processos de divulgação, inscrição, seleção e acompanhamento dos estudantes, além de manter a interlocução com a Abruem e com as universidades de destino.

À Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) cabe avaliar os planos de estudos e assegurar o reconhecimento acadêmico dos componentes curriculares cursados durante a mobilidade.

Por sua vez, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) é responsável pela execução financeira dos auxílios, observando a disponibilidade orçamentária e os critérios estabelecidos pela Universidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support