Premiação dos Destaques do Ano da Natação marca parceria no esporte entre Uern, Ufersa e ADNP

Na noite da quarta-feira, 21, no Auditório Amâncio Ramalho da Ufersa – Campus Leste, ocorreu a Premiação dos Destaques do Ano da Natação para homenagear colaboradores e participantes do projeto de natação que nasceu da parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e a Associação Desportiva de Natação Pajuçara (ADNP).

Para os presentes, o programa mudou vidas e oferece oportunidades para crianças e adolescentes de escola pública participarem de competições esportivas em âmbito regional e nacional.

“A ideia é enaltecer todo esse trabalho, todo esse empenho e toda essa paixão pela natação. É uma noite inspiradora para todos nós. Essa parceria, espero que renda muito mais frutos”, disse professor Gustavo Henrique, coordenador do PROAAQUA, programa de natação da Ufersa.

O professor Adalberto Veronese, coordenador da Programa “Pra nadar”, da Uern, enalteceu justamente a chance que as crianças e adolescentes têm de mudar de vida por meio da parceria. “Eu consegui ver crianças se superando na natação, mas também se superando na vida”.

De parte da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) da Ufersa, a assistente social Lúcia Maria ressaltou que o esporte deve ser entendido como “espaço de inclusão, de inserção em políticas públicas e de promoção da democracia”. E ressaltou a parceria firmada entre as universidades: “Sozinhos não somos nada”.

De acordo com o professor Esdras Marchezan, titular da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Uern, a natação esteve por muito tempo ligada à imagem de esporte de elite. Apenas instituições privadas possuíam piscinas de qualidade. A parceria celebrada naquela noite era uma mudança de realidade para muitas vidas que passaram a praticar a modalidade. “A natação também salvam vidas, abram piscinas”, conclamou às instituições públicas.

A reitora da Uern, Cicília Maia, felicitou os coordenadores dos programas esportivos das universidades – “dois guerreiros e pesquisadores que não se contentaram em ficar em seus laboratórios” – e louvou o sucesso do projeto. Houve verdadeiro impacto social na região, para além dos muros acadêmicos. “As universidades públicas são, sim, esse espaço de transformação”.

Representando a reitora da Ufersa Ludmilla Oliveira, a professora Liz Carolina, titular da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da universidade federal, disse que o sucesso do programa evidencia o empenho e a dedicação das pessoas envolvidas. “Teve muito trabalho árduo. As universidades estão de mãos dadas para mais eventos como esse”.

Na ocasião, ao final do evento, foram homenageados atletas com certificação de honra ao mérito, que representaram a região e o estado do Rio Grande do Norte em competições regionais e nacionais. Também foram prestigiadas crianças, adolescentes e adultos que participaram dos campeonatos de natação do Oeste Potiguar, que aconteceram nas piscinas da Uern, Ufersa e na cidade de Assú.

Confira mais fotos do evento aqui.

Fotos: Luziária Machado e Nathan Figueiredo/Uern