PosEnsino realiza aula inaugural do semestre

O Programa de Pós-graduação em Ensino (PosEnsino) realizou, na noite de ontem, 26, sua aula inaugural dentro da semana de Atividades Inaugurais PosEnsino. Coube a Ivanise Maria Rizzatti, coordenadora da área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), proferir palestra sobre “PosEnsino e a transposição entre os saberes científico e escolar: um olhar para a formação de professores”.

O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), que oferta o Programa em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Como anfitrião, o professor Hélio Pinheiro, diretor do Campus Mossoró do IFRN, deu boas vindas aos novos alunos e professores.

“É uma satisfação enorme acompanhar essa evolução do PosEnsino, que começou como um sonho e hoje está consolidado. Essa parceria entre as três instituições é muito importante para os estudantes que usufruem das qualidades que as três possuem, seja de professores, de estrutura, entre outras particularidades de cada uma”, comentou.

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, destacou o poder da educação em mudar ambientes e transformar vidas.

“Vocês estão tendo a oportunidade de ingressar em um excelente programa de pós-graduação. Oportunidade que no Brasil, infelizmente, ainda é para poucos. Através da educação podemos desenvolver o nosso país, ainda mais agora que a educação, ciência e tecnologia voltam a ser pilares para o desenvolvimento. Fica aqui o compromisso das três instituições continuarem firmes em busca de melhorar o nosso estado e reconstruir o nosso país”, destacou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufersa, professor Idalmir de Souza Queiroz Junior, endossou a fala da reitora Cicília.

“O PosEnsino é um programa que muda a vida das pessoas. Quando uma pessoa muda a si mesma, ela acaba também mudando o seu ambiente. Quanto mais mestres e doutores tivermos, mais mudanças nós teremos no nosso ambiente, na nossa sociedade”, completou.

O professor da Uern, Marcelo Bezerra de Morais, coordenador geral do Programa, se disse “feliz em ver o corpo docente e discentes presentes nesse momento muito especial. Os últimos dias foram bastante produtivos, o que mostra que estamos no caminho certo”.

Coordenador local do IFRN, o professor Marcelo Nunes Coelho parabenizou os que agora estão acessando o Programa, “que está mais bem avaliado que nunca. Trabalho não só sonhado, mas um trabalho perseguido. Um Programa modelo, com características únicas, que temos que espalhar pelo país. Esperamos que vocês aproveitem da melhor maneira possível”.

Por fim, o coordenador local da Ufersa, professor Emerson Augusto de Medeiros, desejou que os pós-graduandos “vivam o processo da melhor maneira possível, aproveitando cada professor, cada instituição”.

A palestrante, inicialmente, apresentou um histórico do ensino no Brasil, sua evolução, a criação de grupos de professores e programas e quais eram e quais são os números atuais.

“Tomando como exemplo e comparação, somente no estado do Rio de Janeiro há 22 programas de ensino. Esse é o mesmo número de toda a região Norte com sete estados. No Nordeste inteiro, com seus nove estados, temos 30 programas. No Brasil, a pós-graduação está concentrada em grandes centros. Precisamos interiorizar e alcançar mais pessoas”, defendeu a docente da Universidade Federal de Roraira (UFRR).

Programação

A semana de Atividades Inaugurais PosEnsino teve início na segunda-feira, 24, com discussões, acolhimento dos ingressantes, a aula inaugural e, nesta quinta-feira, 27, será encerrada com a I Mostra de Pesquisas dos Egressos do PosEnsino e um diálogo entre discentes e egressos.

Acesse o perfil @posensino no Instagram para mais informações sobre o Programa e as Atividades Inaugurais.