Pós-Graduação em Física promove minicursos sobre Cosmologia

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPgF) promoverá, entre os dias 13 e 17 de dezembro, uma série de minicursos sobre Cosmologia. As aulas serão realizadas de forma on-line, das 19h às 21h40, e são voltadas para alunos de graduação e pós-graduação em Física.

O objetivo dos minicursos é possibilitar uma revisão cosmológica básica e apresentar temas atuais que abrangem a Cosmologia.

As aulas irão abordar os temas “Introdução à Cosmologia observacional”, “Cosmologia com estrutura em grande escala” e “Um pouco de Cosmologia em ondas de rádio”.

As palestras de abertura (“Cosmologia, o Universo e tudo mais”) e encerramento (O sistema de interferometria BINGO) serão ministradas, respectivamente, pelos professores Rodrigo de Sousa Gonçalves, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Marcelo Vargas dos Santos, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de dezembro, através deste link:

As aulas terão como convidados os professores:
– Rodrigo von Marttens (Observatório Nacional – ON, Rio de Janeiro, Brasil);
– Gabriela Antunes Marques (Florida State University – FSU, Tal-lahassee, USA);
– Camila Paiva Novaes (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais -INPE, São José dos Campos, Brasil);

Confira também:
Folder do evento