Política de capacitação do servidor técnico-administrativo visa a valorização profissional

Aumento na autoestima, reconhecimento pessoal e profissional, valorização e melhoria na qualidade dos serviços são alguns dos benefícios da política de capacitação de servidores desenvolvida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, 88,90% dos técnico-administrativos possuem algum diploma de pós-graduação stricto ou lato sensu.

Os números são bastante positivos, mas podem melhorar ainda mais. Considerando que a grande maioria dos técnico-administrativos titulados tem especialização, a UERN vem se esforçando para assegurar uma ampla capacitação destes servidores em nível de mestrado e doutorado, segundo informa o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Lopes Cavalcanti.

Uma das medidas adotadas pela Instituição foi garantir uma resolução específica que destina bolsa de capacitação dos técnicos. “Antes, nós tínhamos uma resolução única. Assim, professores e técnicos concorriam no mesmo edital em bolsas de pós-graduação. Em 2018, a gente conseguiu fazer essa divisão”, revela Rodolfo Lopes.

Outro aspecto que a Universidade conseguiu avançar é a elaboração da resolução que viabiliza um percentual de vagas para os servidores técnicos nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UERN. “Muitos técnicos procuram os PPGs da Instituição, e nós temos resultados de vários casos de sucesso, mas a gente sabe que dada as rotinas administrativas e as características da seleção dos Programas, nem sempre os servidores concorrem em pé de igualdade em ampla disputa”, diz o pró-reitor, justificando a importância da destinação das vagas. A previsão é que até o final deste semestre essa resolução seja aprovada.

De acordo com Rodolfo Lopes, mesmo diante de todo o cenário de incertezas em que o País passa, a UERN consegue constatar a robustez na política de capacitação dos servidores, uma das mais robustas nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Nordeste. “Temos bolsa de capacitação, sistema de liberação parcial dos técnicos, flexibilidade de horário, uma resolução que garante a liberação total, resolução que viabiliza vagas para técnicos nos PPGs. A gente percebe todo um zelo da Universidade, todo um cuidado com a capacitação do quadro de pessoal”, destaca o pró-reitor.

Para a técnica-administrativa Hosana Mirelle, doutoranda do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, a política de capacitação de servidores da UERN é sem dúvidas uma das melhores coisas, pois é notável a preocupação da gestão em querer ver o servidor crescer e colaborar com o seu crescimento.

“Como servidora e doutoranda, tive e venho tendo todo o auxílio e incentivo para seguir com o doutorado, desde os meus colegas de trabalho à minha chefe imediata que não medem esforços para que minha aprendizagem não seja prejudicada. Tudo isso sem comprometer o andamento do serviço prestado por mim dentro da Universidade. É orgulho para mim fazer parte da UERN e ter a presença dessa instituição no meu crescimento pessoal e profissional”, declara Hosana Mirelle.

Rodolfo Lopes enfatiza que esse sentimento de valorização descrito pela servidora é um dos principais frutos da política de capacitação. O investimento na qualificação traz a motivação dos servidores em trabalhar numa instituição que considera o seu profissional. “A formação em mestrado e doutorado são formações de excelência, que se traduzem na qualidade do trabalho e na qualidade do serviço prestado. Ganha o servidor, a Universidade e, sobretudo, a sociedade”, finaliza.