PIBID/Química realiza I Festival de Divulgação Científica

A coordenação do Projeto de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Química) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou nesta terça-feira, (29), o I Festival de Divulgação Científica, no Teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró. O evento reuniu professores, estudantes de Química e estudantes do ensino médio da Escola Estadual Moreira Dias, Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho e do Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana, que apresentaram espetáculos sobre a química no cotidiano.

De acordo com o coordenador do PIBID/Química, Prof. Gautier Falconiere, o evento é uma forma de levar a química de forma lúdica aos estudantes. Segundo ele, o sucesso da primeira edição deverá ocasionar novos festivais. “O PIBID Química tenta trabalhar na escolas temas considerados difíceis. Os alunos do PIBID resolveram tiveram a ideia de levar a arte e a ciência junto através do teatro para toda a comunidade. Esse foi o primeiro festival de Mossoró, talvez seja o primeiro do Rio Grande do Norte, e com esse sucesso, com certeza, teremos a segunda edição”, garantiu o coordenador.

O ingresso para o espetáculo era um quilo de alimento não-perecível. Foram arrecadados aproximadamente 700 quilos de alimentos, que foram doados nesta quarta-feira (30), para o Instituto Amantino Câmara e para a Casa do Estudante de Mossoró.

Entrega de Alimentos

O vice-reitor Aldo Gondim participou do Festival e da entrega dos alimentos nas daus entidades. Ele ressaltou a importância do projeto e pelo cumprimento do seu papel social. “É uma satisfação muito grande ver no Teatro Dix-Huit Rosado alunos de três escolas juntos para apresentar em forma de teatro uma divulgação da ciência. Além disso, cumpre seu papel social em angariar alimentos para distribuir com entidades filantrópicas, cumprindo mais um objetivo na nossa sociedade”, afirmou o vice-reitor.