Pesquisadoras em Serviço Social lançam livros no pátio da Reitoria

Em solenidade realizada no pátio da Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Editora Universitária (Edições UERN) e a Faculdade de Serviço Social (FASSO) lançaram os livros “Temas Contemporâneos do Serviço Social: Trabalho, Geração e Saúde”, “Direitos Sociais e Políticas Públicas: Questões Contemporâneas” e “Feminismo e Serviço Social: Debates Contemporâneos”. Os títulos foram produzidos por pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS).

O lançamento reuniu pesquisadoras e pesquisadores, pró-reitores, diretores, docentes, técnicos-administrativo e discentes. A vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais parabenizou as autoras pelos títulos e os temas abordados nos exemplares. “Trazer para o pátio da Reitoria o lançamento de livros com temas tão relevantes nos faz sentir partícipes da sociedade”, diz a vice-reitora, destacando a importância de debater sobre políticas públicas e assuntos relativos a questões sociais.

A Profª. Dra. Márcia da Silva Pereira Castro, diretora da FASSO, enfatizou o trabalho coletivo para a produção dos livros e lembrou que a publicação foi possível devido a um edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). A vice-coordenadora do PPGSSDS, Rivânia Moura, também enfatizou o empenho coletivo para a publicação. “Estamos muito satisfeitas. Essa é uma publicação coletiva que contempla várias discussões em diferentes áreas”, declara.

Em sua fala, a Profª. Dra. Suzaneide Ferreira, uma das organizadoras do título “Direitos Sociais e Políticas Públicas – Questões Contemporâneas”, homenageou a FASSO por seus 52 anos de história e à UERN por seu jubileu de ouro. A Profª. Dra. Fernanda Marques, que integra a organização do livro “Feminismo e Serviço Social – Debates Contemporâneos”, destacou que o título presta uma homenagem a Marielle Franco e a Marylúcia Mesquita, assistente social, feminista e militante nas causas sociais, que faleceu no ano passado. Já a Profª. Dra. Gláucia Helena dedicou à solenidade à professora Maria Socorro Rodrigues dos Santos. Também foram prestadas homenagens à assistente social Roberta Cláudia, que era professora da UERN e faleceu vítima de feminicídio.

O livro “Feminismo e Serviço Social – Debates Contemporâneos” é uma coletânea de artigos de pesquisadoras e pesquisadores da UERN. Organizado pelas professoras Fernanda Marques, Mirla Cisne e Telma Gurgel, o título discute questões sobre mulheres e feminismo.

Já a obra “Temas Contemporâneos do Serviço Social – Trabalho Geração e Saúde”, organizado pelas professoras Aione Maria da Costa, Gláucia Helena, Iana Vasconcelos e Sâmya Rodrigues é composto por vários artigos de professoras e professores da Faculdade. E o título “Direitos Sociais e Políticas Públicas – Questões Contemporâneas” é coordenado pelas professoras Suzaneide Ferreira, Ivonete Soares, Gilcélia Batista, Maria do Perpétuo Socorro e Mara Betânia Jales. O livro também é uma coletânea de vários artigos de professoras e professores do Grupo de Estudo de Políticas Públicas (GEPP), tanto de Serviço Social quanto de áreas afins. O título também traz uma homenagem da FASSO aos 50 anos da UERN.