Pesquisador egresso da Uern tem artigo publicado em revista de renome internacional

Por mais uma vez, o egresso do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular -PMBqBM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Gabriel Sousa da Rocha, foi destaque em uma publicação internacional. Juntamente com professores e pesquisadores Laboratório de Neurologia Experimental da Uern, ele teve artigo publicado na “Frontiers in Systems Neuroscience”.

A Frontiers é a sexta maior editora de pesquisa e plataforma de ciência aberta do mundo, e a terceira mais citada.

O artigo publicado é intitulado “Basal ganglia for beginners: the basic concepts you need to know and their role in movement control”, que traduzido significa “Gânglios da base para iniciantes: os conceitos básicos que você precisa saber e seu papel no controle do movimento”.

Conforme o artigo, os gânglios da base são uma coleção subcortical de aglomerados interativos de corpos celulares e estão envolvidos em circuitos motores, emocionais e de recompensa. O artigo de revisão busca trazer o funcionamento deste circuito com uma abordagem simples e objetiva, explorando a anatomia funcional, neuroquímica, vias neuronais, doenças relacionadas e interações com outras regiões cerebrais para coordenar o movimento voluntário.

“O artigo foi idealizado pelo professor José Rodolfo, que me relatou que alguns livros texto de neurociência e neuroanatomia estavam parcialmente desatualizados sobre o mecanismo de ação dos núcleos da base. A partir disso, buscamos revisitar tanto a literatura clássica quanto a mais atual sobre este tópico, a fim de escrever um texto atualizado e que também fosse acessível para novos estudantes que buscam entender os conceitos fundamentais dos núcleos da base”, declara Gabriel Sousa.

No ano passado, outro trabalho de Gabriel Sousa da Rocha foi destaque no Journal of Chemical Neuroanatomy, cujo artigo foi escolhido como capa da edição de Outubro da publicação internacional. O Journal of Chemical Neuroanatomy publica relatórios científicos relacionando os aspectos funcionais e bioquímicos do sistema nervoso com sua organização microanatômica. O escopo da revista concentra-se em relatórios que combinam abordagens microanatômicas, bioquímicas, farmacológicas e comportamentais.

Para Gabriel Sousa, a publicação em periódicos internacionais representa o reconhecimento à pesquisa desenvolvida na Uern e garante maior visibilidade aos estudos feitos por pesquisadores da instituição. “O mais importante de ter um artigo publicado em uma revista popular como a frontiers in systems neuroscience é que o artigo, com certeza será lido pela comunidade científica, com grandes chances de ser bem citado e se tornar um artigo de referência entre os pesquisadores da área”, declara.