Pesquisador de Cabo Verde realiza aula aberta no Campus Pau dos Ferros

Em 10 de agosto, três programas de pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizam aula aberta, às 8, no Campus Pau dos Ferros, com o tema “Uma abordagem sociocultural de letras de músicas de Cabo Verde cantadas na língua cabo-verdiana: perspectiva comparativa com a língua portuguesa”.

O pesquisador Silas Abner dos Reis Lopes, mestrando da Universidade de Santiago (Cabo Verde), participa da aula, com mediação do professor José Cezinaldo Rocha Bessa, da Uern Pau dos Ferros e Pesquisador da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER).

A organização coube aos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), em Letras (PPGL) e em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semi-Árido (PLANDITES), em parceria com a Rede-TER. A aula integra a disciplina “Território, Cultura Local e Ensino”, comum aos três.

De acordo com os programas, Lopes realiza pesquisa na Uern Pau dos Ferros desde 28 de julho e o evento se insere dentro de suas atividades científicas. Sua estadia na Universidade se encerra em 13 de agosto.

Nesse período, o pesquisador participou de encontros de orientação e debate no Grupo de Pesquisa Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED), de aulas na graduação e na pós-graduação, de aula de campo, de eventos acadêmicos e na comunidade, além de visitas institucionais na Reitoria da Uern.

“Essa estadia de pesquisa é resultante de ações de mobilidade acadêmica internacional que se justifica pelo estreitamento dos laços entre os pesquisadores dos grupos de pesquisa do Brasil e de Cabo Verde e em função da importância dessa atividade para a internacionalização de nossos programas de pós-graduação e para promoção e desenvolvimento da ciência no estado potiguar”, informam os programas.