Perspectiva formativa do estágio é tema de palestra virtual

“A perspectiva formativa do estágio frente às transformações da sociedade e do ensino superior” foi tema de uma palestra online realizada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) na tarde de hoje, 23, dentro do programa de formação continuada Foco. O evento foi transmitido no canal Uern Oficial no YouTube. Clique AQUI para assistir.

A palestra foi proferida pela professora Dra. Rute Alves de Sousa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e teve mediação do professor Dr. Alcivan Nunes Vieira, chefe do Departamento de Estágios obrigatórios da Proeg.

O desenvolvimento da apresentação da palestrante se deu em três etapas: as transformações sociais, a universidade e o estágio em si.

De início, a professora Rute Alves explanou sobre as revoluções industrial, nos meios de transporte, tecnológica e nos meios de comunicação que “geraram transformações que tiveram reflexo em toda a sociedade”.

A palestrante contextualizou ainda sobre a realidade na qual estamos inseridos, com a ideologia da classe predominante prevalecendo, o neoliberalismo, a precarização e a flexibilização do trabalho, as transformações do estado, desigualdades, a mercantilização das coisas e como isso reflete nas universidades e, consequentemente, nos campos de estágio na atualidade.

Programa

O Foco tem como objetivo promover discussões didático-pedagógicas acerca das políticas educacionais, curriculares e formativas no âmbito do ensino superior e seu público-alvo é formado por docentes, estudantes, técnicos administrativos e comunidade externa.