Parceria UERN e PMM garante capacitação dos agentes de trânsito a partir desta terça-feira

Oa 83 Agentes de Trânsito de Mossoró a ser reciclar a partir desta terça-feira graças a uma parceria firmada entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura Municipal de Mossoró. O curso é dividido em dois blocos: Psicologia Aplicada nas Relações Interpessoais e Relações Humanas do Trabalho e Atendimento ao Usuário e está sendo aplicado no auditório da Biblioteca Ney Pontes, no Centro da Cidade.

O curso de Educação Permanente para Agentes de Trânsito de Mossoró é coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DIRDES) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN) em parceria com a Secretaria de Trânsito e Transportes da PMM. O Pró-Reitor de Extensão, Prof. Ms. Etevaldo Almeida Silva, disse que esta é uma atividade da DIRDES/ PROEX em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), capacitando os agentes de trânsito com cursos em diversas áreas, principalmente no que diz respeito as relações humanas para o trânsito no âmbito de Mossoró..

De acordo com Etevaldo Almeida, “a ideia é fazer esta formação para que os agentes de trânsito possam atender a todas as pessoas que estão em Mossoró, fazendo esse trabalho de condução de pessoas, trabalhando com pessoas”. Lembra que a ideia é: “fazer essa formação integrada desses agentes de trânsito”, acrescenta.

Já o Subsecretário de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Mossoró, Charlejandro Rustayne Marcelino Pontes, agradece essa parceria firmada com a Universidade, que está disponibilizando a oportunidade para que os agentes possam estar sendo capacitados. E acrescentou que esta parceria é de suma importância. “Não se pode pensar em gerência de trânsito sem antes observar e tratar os agentes como pessoas, aspecto este fundamental para o serviço. Não adianta a infraestrutura sem que haja uma capacitação dos fiscais do trânsito”, lembra.

A Diretora da DIRDES, TNS. Dr. Lígia Maria Bandeira Guerra, ao fazer a abertura dos trabalhos aborda que esta parceria surgiu a partir da constatação de uma demanda em reuniões promovidas com a Prefeitura. E que esse efetivo de 83 profissionais que atuam nas ruas de Mossoró, que são os agentes de trânsito, estavam precisando de uma reciclagem, em suas habilidades para atuarem nas vias públicas da cidade.

Ligia Guerra informa que o curso será ministrado por professores da UERN distribuído em dois módulos. Um intitulado Psicologia Aplicada nas Relações Interpessoais, com duas turmas, começa hoje e será concluído amanhã. E nos dias 26 e 27, o novo bloco Relações Humanas do Trabalho e Atendimento ao Usuário. Ao final do curso, os agentes receberão certificado pela participação.