...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Palestra de Ana Miranda encerra programação da Caravana Literária

Texto: Adriana Morais

Com o Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) lotado, a escritora Ana Miranda falou sobre  “Sonho e Literatura”, bem como o papel da educação na transformação do indivíduo. O momento fez parte do encerramento da Caravana Literária, realizada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex/Uern), durante o mês de abril. 

A Caravana percorreu diversas comunidades de Mossoró e região, levando ações diversificadas de contação de histórias, teatro e estímulo à leitura, alcançando mais de 500 pessoas. Além disso, a iniciativa foi destaque no portal do Ministério da Cultura, em matéria sobre as ações alusivas ao Dia Mundial do Livro.

A subchefe de gabinete da reitoria, professora Anairam Medeiros, que representou a reitora Cicília Maia na solenidade, destacou que a palestra de Ana Miranda encerra, em grande estilo, as ações realizadas no mês de abril. 

“Esse é um momento relevante. As ações da Caravana Literária em abril são uma mostra do trabalho que a extensão da Uern faz todos os dias e todos os anos. A extensão é o conhecimento da Universidade que chega à comunidade”, declara Anairam Medeiros. 

O representante do BNB Cultural, Mykaell Bandeira, destacou a importância da parceria com a Uern na realização de iniciativas como esta. “É mais uma parceria que traz bons frutos”, destaca. 

O Pró-reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan, ressalta que é uma alegria muito grande promover esse tipo de iniciativa. “Chegamos a diferentes comunidades com ações de literatura, teatro e com o MovCEU. A leitura e o conhecimento são instrumentos de transformação social”, frisa. 

A palestra de encerramento da Caravana Literária contou com a mediação da professora Leila Tabosa, que fez a apresentação da autora convidada. Ana Miranda ressaltou que a Caravana Literária é uma preciosidade. “Imagina para as crianças presenciarem a chegada de um carro mágico, todo decorado com cores e livros, que apresenta a magia da literatura. É maravilhoso isso. E é maravilhoso que uma Universidade ofereça isso”, diz. 

A escritora Ana Miranda é uma das vozes mais reconhecidas e admiradas na literatura brasileira. Suas obras lhe garantiram premiações importantes como: Prêmio Jabuti de Literatura, Prêmio da Biblioteca Nacional, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, Prêmio Green Prize of the Americas e comenda Ordem do Mérito Cultural do governo brasileiro.

Traduzida em diversos países, Ana Miranda é autora de livros como: Boca do Inferno (romance), Desmundo (romance), Dias e Dias (romance), Lig e o gato de rabo complicado (infantil), Lig e a casa que ri (infantil), Yuxin, alma (romance), Musa praguejadora, A vida de Gregório de Matos (biografia), Xica da Silva, a cinderela negra (biografia), entre outros.

A Caravana Literária foi realizada durante o mês de abril para celebrar o mês do Livro. A iniciativa percorreu escolas públicas e também espaços culturais da cidade, com diversas ações artísticas e culturais. As atividades foram desenvolvidas com o apoio do Banco do Nordeste Cultural Mossoró.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support