Oficina “Humanidades digitais em Inkscape” está com inscrições abertas

Estão abertas até o dia 12 de fevereiro, as inscrições para a oficina pedagógica “Humanidades digitais em Inkscape”, na modalidade Educação a Distância (EaD), oferecida pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O treinamento será realizado nos dias 18 e 19 deste mês, das 14h às 16h. A apresentação dos produtos finais ocorrerá no dia 4 de março, também às 14h.

O objetivo é ensinar algumas ferramentas e recursos básicos da edição de imagens em vetores, usados na elaboração de gráficos, ilustrações, ícones, logotipos, cartões, folders, diagramas, mapas, linhas temporais e imagens que podem ser usadas para inúmeros fins. Tudo isso através do Inkscape, um software livre e de código aberto.

A oficina é resultado de uma prática que ocorre dentro das aulas da graduação, como explica o professor Dr. Carlos Torcato, organizador do projeto.

“A primeira iniciativa com o software foi individual, na elaboração de mapas históricos e linhas do tempo para serem usadas nas aulas de História Contemporânea. Em seguida, ganhou corpo como uma prática docente através dos projetos ligados ao Programa Institucional de Monitoria (PIM). Trata-se de uma nova linguagem, autoral, que pode ser usada com êxito dentro do ambiente digital e escolar”, detalhou.

As possibilidades abertas pelo uso de softwares livres dentro da sala de aula ampliam a fluência digital, abrindo espaço para experimentações em metodologias ativas.

“Cada item que é colocado nos infográficos exige pesquisa bibliográfica, por isso cada participante dos projetos é também um pesquisador. Ao participarem da construção do gráfico, os alunos se tornam autores/pesquisadores da própria aula. A oficina nasceu da necessidade de treinar monitores e alunos para as atividades propostas pelo PIM, porém é aberta para qualquer pessoa interessada em aprender os fundamentos da edição gráfica”, acrescentou o docente.

Mais informações e inscrições através do e-mail carlostorcato@uern.br.