“O amor na perspectiva afrocentrada” é tema de conversação na Uern Natal nesta sexta (04)

Nesta sexta-feira (04), o Grupo de Estudos Tanatologia, Sexualidades & Religiões (GETSR) vai promover o momento de conversação “O amor na perspectiva afrocentrada”, sobre o amor para as sociedades de África e, nesse contexto, como ele é compreendido na perspectiva de uma religiosidade de matriz africana.

As discussões terão como base os livros “O espírito da intimidade” de Sobonfu Somé e “Tudo sobre o amor” de Bell Hooks e será mediado por Éric Medeiros, um estudioso da mitocrítica cultural das religiões afrodiaspóricas e suas implicações nas artes da cena.

A atividade será em modo híbrido, a partir das 17h: presencial no auditório do Campus da UERN Natal, e via google meet (solicitar link de acesso até as 16h do dia do evento via DM do instagram @getsr.uern ou pelo e-mail getsr.uern@gmail.com).

Sobre o mediador

Éric Medeiros é mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UniversidadeFederalde Ouro Preto (UFOP), possui Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua no Grupo Pele de Fulô, núcleo teatral, que estuda as culturas populares brasileiras. Candomblecista, filho de Ògún, estuda a mitocrítica cultural das religiões afrodiaspóricas e suas implicações nas artes da cena, bem como a dramaturgia, a reescritura e a performatividade do mito nos diferentes contextos históricos e sócio-culturais.

Sobre o GETSR

“O Grupo de Estudos Tanatologia, Sexualidades & Religiões foi criado em abril de 2022, no âmbito do Curso de Ciências da Religião da UERN Natal, vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Fenômeno Religioso. O GETSR é atualmente um projeto de ensino institucionalizado, que tem por objetivo construir diálogos sobre o lugar das religiões nos modos de vida dos sujeitos, de modo especial nas implicações frente à morte, ao morrer e aos processos de lutos, bem como na construção e vivência das sexualidades”, explica o Prof. Dr. João Bosco, coordenador do GETSR.

Nesse semestre, o GETSR traz como tema central “Amor e religião: laços e contradições”.