O Núcleo de Estudos sobre a Mulher – Simone de Beauvoir (NEM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), divulga a programação comemorativa ao 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. A professora Dra. Fernanda Marques, da Faculdade de Serviço Social (FASSO) será a palestrante do seminário sobre a Lei Maria da Penha, que pune os crimes de violência doméstica. O seminário ocorrerá na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, às 19h desta quarta-feira, dia 07 de março.
A programação segue no dia 08 de março, quando será realizado o I Acampamento Feminista de Mossoró – Ato público pelo fim da violência contra a mulher. O acampamento será montado na praça Vigário Antonio Joaquim, em frente à Catedral de Santa Luzia, a partir das 16h. A programação constará de apresentações artísticas, com esquetes teatrais e grupos de dança. O encerramento, previsto para às 20h, contará com a presença do Grupo Vina.
De acordo com documento enviado pelo Departamento de Serviço Social (DESSO) as mulheres, ao longo da história, têm reagido às diversas formas de opressão e violência. No Brasil, uma em cada cinco mulheres sofre violência praticada geralmente por seus maridos, namorados, noivos ou ex-companheiros. Outro dado revela que a cada 15 segundos, uma mulher é agredida em seu próprio lar. O diagnóstico da violência em Mossoró, com dados coletados pelo NEM, mostram que no ano de 2006, oito mulheres foram brutalmente assassinadas. Diariamente são registradas seis denúncias de violência contra a mulher na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Mossoró (DEAM).
A programação do NEM tem como parceiros: Fórum Roberta Cláudia de Combate à Violência contra a Mulher, Grupo Mulheres em Ação, Centro Acadêmico de Serviço Social, Cooperativa Terra Livre, SINDSERPUM, Copermix, Sindicato da Lavoura, Sindicato das Trabalhadoras Rurais de Mossoró, Conselho Regional de Serviço Social, Copermix, FETAM/RN, SINTE, SINDSAUDE, SECOM e PROEX/UERN.
Iuska Freire
Agecom/UERN