Na primeira colação em nova sede, Uern Natal concede grau a discentes de Direito, Turismo, Ciências da Religião e Ciência e Tecnologia

Em primeira colação realizada em seu novo prédio sede, o Campus Natal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) concedeu o grau a discentes de Direito, Turismo, Ciências da Religião e Ciência e Tecnologia, na noite da sexta-feira (15).

O professor Dr. Chico Dantas, vice-reitor da Uern, presidiu a solenidade.

Gallileu José Ribeiro Santos, então graduando, proferiu discurso. Iniciou lembrando de suas origens, no interior do Piauí e de quando, aos 17 anos, aprovado para o curso de Direito, orgulhou seus familiares e conterrâneos.

“A minha pacata cidade mostrava-se comovida e satisfeita com aquela minha conquista, e bem sei eu que, quando vocês foram aprovados em suas faculdades, nos seus cursos, essa mesma alegria invadiu os seus corações e os corações daqueles que vocês amam e que amam a vocês”.

Mencionou também as dificuldades do período da pandemia, do ensino remoto e da perda de vidas nos anos recentes: “Nós vencemos, porque, malgrado a dor da nossa luta, apesar dos reveses e dos descontentamentos com os quais tivemos que lidar, hoje conseguimos olhar para trás e sentir que tudo o que vivemos nos tornou mais fortes”.

Para Gallieleu, aquele momento era de reforçar o papel transformador das instituições de ensino. Citando Paulo Freite – “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” – concluiu que esse é “um patrimônio que deve ser salvaguardado por todos”.

Além de Gallileu, muitas outras histórias emocionantes se apresentaram naquela noite. Carlos Adriano de Araújo, 44 anos, também se formava em Direito, sua segunda graduação. Já pedagogo, com família e responsabilidades, teve na Uern a oportunidade de realizar o seu sonho. “Eu sempre pensei em fazer Direito. Fiz pedagogia pensando em Direito. Eu tive a oportunidade de entrar na Uern e acabei realizando o sonho”, contou.

De sonhos, Félix de Araújo Neto entende. Aos 49 anos, estava ali para receber o seu primeiro diploma, em Ciências da Religião. Dedicou a graduação à sua mãe, recentemente falecida. Segundo Félix, “esse foi um grande desafio e uma grande realização na minha vida. Eu sonhava em concluir o ensino superior como pessoa e como profissional, por isso, para mim, a Uern desempenha um papel que, além de educar, forma um cidadão”.

“Que noite emocionante”, disse o professor Chico Dantas, destacando que aquela era a primeira colação de grau no Campus de Natal após a pandemia e a inauguração do novo prédio sede.

“Para além do prédio, outras conquistas importantes aconteceram do ano passado para cá, que marcaram a história da Instituição e certamente nos darão a oportunidade de escrever uma nova história. Acreditem, a digital de vocês está aqui, nessas páginas escritas. Então, muito obrigado por todo esse empenho e pela defesa da nossa Uern”, disse.

Compuseram a mesa a professora Drª. Márcia Maria Alves de Assis, diretora geral do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, representando o Governo do Estado; o professor Dr. David de Medeiros Leite, diretor do Campus de Natal; professor Dr. Brismark Goes da Rocha, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Campus de Natal; professor Dr. Waldney de Souza Rodrigues Costa, chefe do Departamento de Ciências da Religião do Campus de Natal; professor Dr. João Batista de Freitas, chefe do Departamento de Turismo do Campus de Natal.