Mutirão de emissão do novo RG para servidores da Uern acontece com sucesso

Na manhã desta quinta-feira, 24, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida (DDPQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), em parceria com o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN), realizou um mutirão para emissão do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação faz parte da programação da VII Semana de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (SEAST) e atendeu mais de 100 servidores no Campus Mossoró.

O evento foi realizado na Biblioteca Central, das 7h às 13h, oferecendo aos servidores a oportunidade de atualizar seus documentos de identificação de forma prática e rápida. Bianca Valente, titular da DDPQV, destacou a importância da ação para os servidores. Ela explicou que a emissão do novo RG tem sido uma demanda crescente, e a iniciativa vem para facilitar o acesso dos servidores ao documento, que agora tem caráter nacional e inclui um QR Code com todas as informações do cidadão.

O técnico-administrativo Nestor Duarte foi um dos servidores beneficiados (foto: Nathan Figueiredo/Uern)

Segundo Bianca, “a carteira nacional de registro é exigida de todos os brasileiros, e muitas vezes os servidores não têm tempo de agendar por conta da grande demanda. Por isso, articulamos com o ITEP para a realização deste mutirão, com uma equipe que veio de Natal. Inicialmente, foram atendidas 100 pessoas, mas já estamos negociando novas edições. A cidadania também faz parte da qualidade de vida do servidor, e a Progep está sempre buscando o melhor para eles”.

Adriana Bezerra, auxiliar forense de perícia e coordenadora do setor de acordos e contratos do ITEP, ressaltou a importância da ação, afirmando que trazer esse tipo de serviço mais próximo dos servidores facilita o processo. “A demanda diária dos servidores e suas funções dificultam o acesso a postos de atendimento ou centrais do cidadão. Ao realizar o mutirão, estamos não só facilitando esse acesso, mas também promovendo qualidade de vida e cidadania”.

Para emitir o novo RG, os servidores precisaram apresentar documentos originais como certidão de nascimento ou casamento (com averbação, se divorciado), comprovante de residência, CNH (se disponível), RG antigo, além de informações do cartão do SUS, tipo sanguíneo, título de eleitor e carteira de trabalho.

O mutirão foi considerado um sucesso e reforça o compromisso da Uern e do ITEP em proporcionar cidadania e facilitar a vida dos servidores da Universidade.