...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Museu virtual “Arquivo Afro Religioso” será lançado no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa na Uern Natal

Nesta terça-feira (21), o museu virtual “Arquivo Afro Religioso – Memória e patrimônio das comunidades de terreiro do RN” será lançado no Complexo Cultural da Uern, na zona Norte de Natal. O evento integra as ações alusivas ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e busca destacar a memória e o patrimônio cultural das comunidades de terreiro do Rio Grande do Norte.

O Museu registrar bens documentais, visuais e artefatos, fortalecendo o pertencimento das comunidades afro-religiosas e o combate ao preconceito e à discriminação. O projeto é fruto de uma iniciativa do Grupo de Estudos Culturas Populares e Religiosidades do Departamento de Antropologia da UFRN, coordenado pelo professor dr. Luiz Assunção, em parceria com o Grupo de Articulação de Matriz Africana e Ameríndia (Gama), e conta com pesquisadores dos Departamentos de Ciências Sociais da Uern Mossoró e do Departamento de Ciências da Religião da Uern Natal.

A programação de lançamento do museu virtual está prevista para iniciar às 17h, com a abertura de uma exposição fotográfica, seguida de apresentações culturais dos grupos Egbe Logun e Estrela da Manhã. Às 18h, será realizado o lançamento oficial do Museu, durante o qual serão feitas homenagens aos guardiões da memória. O encerramento do evento contará com uma celebração pela liberdade religiosa, com a participação de representantes das tradições da Jurema, Umbanda e Candomblé.

A professora Irene Van Den Berg, pesquisadora e integrante da equipe de curadoria da exposição, explica que a escolha da zona Norte para o lançamento do museu virtual Arquivo Afro Religioso reflete a significativa presença de casas tradicionais de culto na região e o diálogo da Uern com essas comunidades. “A iniciativa reforça a importância do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, promovendo a visibilidade e o respeito às tradições de matriz africana e ameríndia”, destacou.

Serviço:

Museu Virtual Arquivo Afro Religioso
Terça-feira (21), no Complexo Cultural da Uern (Avenida Dr. João Medeiros Filho, nº 3419, no bairro Potengi, zona Norte de Natal)

Programação do evento

17h – Abertura: Exposição fotográfica e apresentação dos grupos Egbe Logun e Estrela da Manhã.

18h – Lançamento do museu virtual “Arquivo Afro-religioso: Memória e patrimônio das comunidades de terreiro do RN”.

19h – Homenagens aos guardiões da memória.

19h30 – Celebração pela liberdade religiosa com representantes da Jurema, Umbanda e Candomblé.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support