Museu da Cultura Sertaneja se consolida como espaço de relevância acadêmica

O Museu de Cultura Sertaneja (MCS) do Campus de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) vem se consolidando cada vez mais como um espaço de grande relevância acadêmica e, sobretudo, por articular atividades que integram pesquisa, ensino e extensão, tanto no âmbito da graduação como da pós-graduação.

Atualmente, está acessível ao público a VI Exposição intitulada como “Cultura e Resistência: memórias de comunidades negras e quilombolas no Alto Oeste potiguar”, inaugurada no dia 25 de julho de 2022 no Auditório Padre Antônio de Farias Capistrano do Campus com o objetivo de dar visibilidade aos sujeitos dessas comunidades por meio de suas narrativas, memórias e na construção dos espaços coletivos na afirmação de sua cultura.

Diferentemente das outras exposições, devido ao contexto da Covid-19, todo o material teve como fundamento e base de dados os trabalhos de dissertações e teses de alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) entorno da temática.

Alguns pesquisadores egressos do referido programa estão envolvidos na discussão e produção do acervo, divulgando seus trabalhos de produção científica desenvolvidos no PPGL, na área dos estudos da linguagem e no tocante a aspectos da cultura dos remanescentes de quilombolas do Alto Oeste Potiguar.

Os trabalhos dos(as) professores Dr. Josinaldo Pereira, Dr. Ciro Leandro Costa da Fonsêca, Dra. Maria Edneide, Dra. Socorro Cordeiro, Dra. Wilca Oliveira e Dr. Leonardo Mendes Álvares foram os norteadores desta exposição.

As visitas podem ser agendadas pelo e-mail museu.pferros@uern.br. O espaço funciona de segunda à sexte-feira, das 7h às 13h. Saiba mais acessando o perfil @museudauern no Instagram.