Mostra de vídeos da FAD aborda violações de direitos fundamentais

No intuito de estimular o protagonismo discente, aliando a teoria e a prática, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 12, mais uma edição da Mostra de Vídeos de Direito Constitucional, na Faculdade de Direito (FAD), no Campus Mossoró da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A mostra, que chega a sua décima edição, está vinculada à cadeira de Direito Constitucional I, ministrada pelo professor Lauro Gurgel de Brito.

Durante a Mostra, estudante do segundo período do curso, divididos em oito grupos, elaboraram videodocumentário alguma situação de violação a direitos fundamentais no cotidiano das pessoas, cada um a partir de uma temática específica. Para a produção do documentário, foram realizadas pesquisas prévias na doutrina e na legislação e, em seguida, os alunos foram a campo para identificar a violação daquele direito, quais os agentes envolvidos e propor possíveis sugestões para garantir o direito fundamental.

Os trabalhos apresentados versam sobre os temas: direito à igualdade e ações afirmativas; direito de reunião em espaços públicos; agricultura de exportação e direito à alimentação; liberdade de expressão nas redes sociais, honra e imagem das pessoas; direito à educação para as pessoas da zona rural; direito à saúde da população de rua; direito à moradia e pessoas em migração forçada; atividade econômica e direito ao meio ambiente saudável.

“A ideia é que os alunos possam identificar na prática as inúmeras violações dos direitos fundamentais. A proposta é que os vídeos retratam situações de Mossoró e região, de modo a incentivar um olhar mais crítico para as situações que os discentes encontram no dia a dia”, relata o professor Lauro Gurgel.

A Mostra trata-se de uma atividade acadêmica de caráter avaliativo. Para o professor Lauro Gurgel, a maior importância dessa atividade é estimular o protagonismo discente, a partir do uso de metodologias mais ativas, que potencializam melhor o desenvolvimento de competências e habilidades na investigação científica, aproximando o ensino, a pesquisa e a extensão, além de proporcionar o aprendizado interdisciplinar.