A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a família de João Batista Cascudo Rodrigues, convidam a comunidade uerniana, parentes e amigos para a missa de 30º dia de falecimento do reitor-fundador da UERN.
A missa em memória de João Batista Cascudo Rodrigues será celebrada nesta terça-feira, dia 03/11, às 17h, na Catedral de Santa Luzia. O professor João Batista, reitor-fundador da UERN, faleceu no dia 03 de outubro de 2009, em Brasília. Seu corpo foi trazido para Mossoró e velado na reitoria da UERN.
Com diversos serviços prestados à educação, o professor João Batista deixou um legado. Nascido em Mossoró, no dia 23/6/1934, filho de Adolfo Rodrigues e Ozelita Cascudo Rodrigues, ele integrou o grupo de intelectuais que discutiu a implantação de uma faculdade em Mossoró.
Idealizou a Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró (FACEM), Faculdade de Serviço Social (FASSO) e a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais. Em 1968, propôs a criação da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN) ao então prefeito Raimundo Soares. João Batista Cascudo Rodrigues permaneceu na Reitoria da FURRN de 1968 a 1973.
João Batista Cascudo Rodrigues era membro das Academias Norte-Rio-grandense de Letras e de Ciências, da Academia Brasileira de História (São Paulo), Academia Brasiliense de Letras, Academia Internacional de Cultura e Academia de Letras e Música do Brasil. Além de membro da Academia Mossoroense de Letras e Presidente Perpétuo do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), com sede em Mossoró.