Foi através das músicas de Luiz Gonzaga que o Nordeste Brasileiro passou a ser efetivamente reconhecido no que tange à cultura e tradições, as quais enfocam ainda aspectos pertinentes à geo-história e à ecologia, pois as bases da evolução histórica do povo nordestino, a fauna, a flora, as secas, coisas do cotidiano nordestino, enfim, uma gama variada de assuntos foi abordada na arte gonzagueana, marcando o imaginário popular e a concretude das realizações.
Dessa forma, trabalhar com as músicas de Luiz Gonzaga em sala de aula constitui-se em reconhecer-se enquanto integrante da região nordeste, destacando a identidade que marca as canções compostas e/ou interpretadas pelo eterno “rei do baião”.
O Prof. Me. José Romero Araújo Cardoso realiza, dentro do Simpósio de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o minicurso “Geo-história e Cultura Nordestina: a importância do estudo das músicas de Luiz Gonzaga em sala de aula”.
O minicurso será realizado nos dias 17 e 18 de dezembro, e é direcionado a docentes e discentes dos cursos de licenciatura em geografia, história e áreas afins. Estão sendo oferecidas 15 vagas.
Mais informações no Departamento de Geografia da UERN: 3315-2193