Mesa-redonda debate os impactos da política ambiental brasileira

Encerrando as atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 6, a mesa-redonda: “Novos rumos da política ambiental brasileira: avanço ou retrocesso?”. O debate lotou o auditório da Faculdade de Serviço Social (FASSO), Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Promovida pelo Departamento de Gestão Ambiental (DGA), da Faculdade de Ciências Econômicas da UERN (FACEM), a programação contou com estudantes e docentes de diferentes cursos da UERN e de outras Instituições de Ensino Superior (IESs). A mesa-redonda de encerramento contou ainda com a presença de representantes de setores econômicos do Estado, em especial do setor salineiro.

Ao longo da manhã, foram ministradas as palestras “As possíveis inconstitucionalidades do decreto de utilidade pública da atividade salineira”, com o Prof. Me. Emanoel de Melo Ferreira (procurador da República e professor da UERN); “O Código Florestal Brasileiro e a conservação dos ambientes litorâneos”, com o Prof. Dr. Rodrigo de Guimarães de Carvalho (professor da UERN, presidente do Comitê da Bacia do Rio Apodi-Mossoró); e “Análise da disponibilidade orçamentária para a política ambiental e seus impactos sobre a gestão de unidades de conservação”, com o Prof. Dr. Leonardo Brasil de Matos Nunes (analista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIo e chefe do Parque Nacional da Furna Feia).

Conforme o chefe do DGA, Raimundo Nonato do Vale Neto, o debate tem como objetivo oportunizar a discussão democrática sobre os impactos na nova política ambiental no País, com destaque para o recente decreto de utilidade pública da atividade salineira, que têm repercussão significativa na região.

Um dos palestrantes do dia, o professor Rodrigo de Guimarães de Carvalho destaca que o debate é de suma importância para fomentar a discussão sobre os impactos da política ambiental. “É nosso papel enquanto promotores do conhecimento divulgar as ações, levantar questionamentos sobre o tema. Faz parte do nosso trabalho contribuir para a construção de saberes e possibilitar que debates sobre temas relevantes cheguem à sociedade”, declara.

O evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO); Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN); Grupo de Estudos em Gestão Ambiental (GEGA); Laboratório de Estudos e Pesquisa em Sociedade, Ambiente e Educação (LABEA); Laboratório de Estudos Costeiros e Áreas Protegidas (LECAP); Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA); Núcleo de Estudos Socioambientais e Territoriais (NESAT); e Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa (CEEP).