Para promover um ambiente de cada vez mais acolhimento para mulheres, conhecer suas lutas, seus anseios, suas trajetórias e, principalmente, suas histórias, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará ao longo do mês uma programação especial voltada para a promoção dos direitos das mulheres, o combate à violência de gênero e a valorização do protagonismo feminino. As atividades têm como objetivo lembrar que as mulheres precisam ser ouvidas diariamente, e não apenas em março.
Entre os dias 20 e 31 de março, será promovida uma série de atos formativos com as ouvidoras e equipe multiprofissional sobre protocolo de atendimento aos casos de violências e de assédios contra mulheres na Uern. As atividades serão realizadas em todos os campi, conforma programação descrita abaixo.
O protocolo de atendimento aos casos de violências e de assédios contra mulheres é um marco na trajetória da Uern, que reafirma seu compromisso com a segurança e o acolhimento das mulheres. De acordo com a ouvidora geral, Sephora Nogueira, o objetivo dos atos formativos é informar a comunidade acadêmica sobre os procedimentos e os serviços disponíveis para auxiliar as mulheres.
“O diálogo sobre as políticas de proteção às mulheres, principalmente, quando relacionadas aos assédios é fundamental para a construção de uma comunidade uerniana mais justa e igualitária”, destaca Sephora Edite.
Também será realizada uma roda de conversa sobre direitos sexuais e reprodutivos, promovida em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). O evento será no dia 20 de março, às 8h, no auditório da Biblioteca, na Uern Mossoró, e terá como facilitadora a enfermeira Hosana Mirelle Goes.
A programação ainda contará com a disponibilização do Observatório Uern por Elas, que tem o intuito de dar visibilidade aos dados relacionados às mulheres pesquisadores, ações voltadas para as mulheres, na área violência de gênero, direitos das mulheres e outros na comunidade acadêmica, conforme previsto na Política de Enfrentamento à violência contra a mulher.
As atividades especiais alusivas ao mês da mulher visam ampliar a cultura de acolhimento e as ações voltadas para o cuidado e bem-estar feminino, bem como fortalecer os processos de escuta ativa e especializada, fundamental na segurança das mulheres. As ações representam mais um passo em busca da igualdade e da representatividade feminina nos diversos espaços.
Confira a programação especial do Mês da Mulher
20 de Março
Roda de conversa sobre direitos sexuais e reprodutivos – PRAE
Local: Auditório da Biblioteca – Camnpus Mossoró
Horário: 8h30
Facilitadora: Hosana Mirelle Goes (FAEN).
24 de Março
Ato formativo com as ouvidoras e equipe multiprofissional sobre protocolo de atendimento aos casos de violências e de assédios contra mulheres na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Local: Auditório da Biblioteca – Campus Mossoró
Horário: 9h
Facilitadoras: Sephora Edite – Ouvidora e Profa. Dra. Suamy Soares
27 de Março
Ato formativo sobre o protocolo de atendimento aos casos de violências e de assédios contra mulheres na Uern.
Caicó – Manhã – DIAAD e Ouvidoria
Patu – Noite – DIAAD e Ouvidoria
Pau dos Ferros – Noite DIAAD e DESSO (manha)
31 de Março
Ato formativo sobre o protocolo de atendimento aos casos de violências e de assédios contra mulheres na Uern.
Natal – Manhã – Ouvidoria/Diaad/NEM
Assu – Noite- Ouvidoria/Diaad/NEM
Envolvidos: Diaad, Fasso (Nem), Progep, Prae, Dain e Ouvidoria.