Mais de 80 atletas participam da segunda etapa do Circuito Uern de Travessias

A segunda etapa do Circuito Uern de Travessias reuniu cerca de 80 atletas, dos 11 aos 67 anos de idade, desbravando as águas da Barragem de Umari, em Upanema, no último domingo, 1º. Os(as) participantes competiram em provas de 500, 1.000 e 2.000 metros. Todos(as) receberam medalhas de participação.

Além de equipes de Mossoró, participaram atletas e grupos de Assú, Governador Dix-Sept Rosado, Natal, Caucaia/CE e Aracati/CE.

O Circuito faz parte do Programa Nadar Mais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e tem como objetivo realizar eventos em águas abertas para praticantes de natação envolvendo travessias em barragens e açudes do Rio Grande do Norte.

Mairton França (à esquerda) e Adalberto Veronese (à direita), coordenadores da iniciativa, com as atletas vencedoras

Estudantes do curso de Educação Física da Uern fizeram toda a organização do evento, desde o controle no check-in, arbitragem, cronometragem e montagem da classificação para as premiações. Todo um esquema de segurança foi montado para dar suporte aos participantes, inclusive com a presença de guarda vidas, Corpo de Bombeiros Militar, embarcações de apoio, ambulância e profissionais de saúde disponibilizados pela Prefeitura de Upanema, além da presença de estagiários(as) do curso de Enfermagem, da Uern Mossoró.

O professor Mairton França, um dos coordenadores da iniciativa com o professor Adalberto Veronese, enxerga uma grande chance dessa modalidade desportiva se consolidar.

“Essa percepção é decorrente da evolução do número de inscritos da primeira (35) para a segunda etapa (82) do Circuito. Ao mesmo tempo, percebemos que o mito de que é difícil nadar em águas abertas aos poucos vai sendo vencido. O prazer de estar nadando em grande proximidade com a natureza supera qualquer obstáculo”, avalia.

No Açude Mendubim, em Assú, foi realizada a primeira etapa deste ano. A terceira e última, deve acontecer na Barragem de Pataxó, na cidade de Ipanguaçu, no mês de novembro, em data ainda a ser confirmada.

Para 2025, a expectativa é de que sejam realizadas quatro etapas (datas e locais ainda indefinidos).

Saiba mais sobre o projeto através do perfil @circuitouerndetravessias no Instagram.