Mais de 78% dos estudantes efetivaram a matrícula para o semestre 2023.2 na primeira fase

Na primeira fase das matrículas curriculares nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), 78,4% dos alunos ativos foram efetivamente matriculados para semestre letivo 2023.2. Os dados são da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), obtidos após o período de processamento de matrículas, que ocorreu nos dias 16 e 17 de setembro.

Para o titular da STI, Isaac Filho, os números estão dentro do esperado para a primeira semana. “Considerando que muitos alunos ainda vão efetuar a matrícula na próxima fase, que ocorre esta semana, os números estão positivos. A nossa média de matrículas para a primeira semana é entre 75%, então, a gente está um pouco acima da média”, declara.

Durante esta semana, até sexta-feira, dia 22 de setembro, ocorre a fase de solicitação de rematrícula. Neste período, o aluno poderá solicitar a inclusão ou exclusão de qualquer componente curricular ofertado para o semestre letivo 2023.2, desde que haja vaga disponível. O período de processamento de rematrículas será de 23 e 24 de setembro.

A matrícula pode ser realizada na forma on-line, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). De acordo com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), mais de 9 mil alunos devem efetuar a matrícula curricular.

A Matrícula Curricular é o ato que vincula o aluno a componentes curriculares, em um determinado semestre, e é destinada a alunos ingressantes e veteranos, bem como alunos especiais.

PRÓXIMAS FASES PARA SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA:

SOLICITAÇÃO DE REMATRÍCULA de 18 a 22 de setembro: O aluno poderá solicitar a inclusão ou exclusão de qualquer componente curricular ofertado para o semestre letivo 2023.2, desde que haja vaga disponível.

PROCESSAMENTO DE REMATRÍCULAS – de 23 e 24 de setembro;

MATRÍCULA EXTRAORDINÁRIA – de 25 a 29 de setembro: Possibilita ao aluno incluir componentes, mediante solicitação de matrícula, via Sigaa Uern, na área do aluno.

TRANCAMENTO VOLUNTÁRIO – de 11 de setembro a 06 de novembro: Exclusiva para Trancamento Voluntário do Programa de Estudos por alunos veteranos, para o semestre letivo 2023.2.

MATRÍCULA DE ALUNOS ESPECIAIS – de 02 e 03 de outubro: Exclusiva para a Matrícula Curricular na condição de Aluno Especial, que deverá ser efetivada pelos Departamentos Acadêmicos, em componentes curriculares com vagas disponíveis e em conformidade com o requerimento do interessado.

O aluno que não conseguir vaga em nenhum componente durante o processo de matrícula, ou que não tenha participado do processo ficará com Trancamento Compulsório do Programa de Estudos. Extraordinariamente, no semestre 2023.2, o aluno que não tiver participado do período de matrículas curriculares poderá solicitar sua matrícula ao Departamento do curso ao qual está vinculado, no período de 09 a 13 de outubro, assumindo inteira responsabilidade por eventual perda de conteúdo e/ou lançamento de faltas.

O Edital com os procedimentos para matrículas curriculares pode ser conferido neste link.