...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mais de 20 docentes da Uern iniciarão doutorado em parceria com Universidade Estadual de Maringá

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), do Paraná, assinaram, na noite de hoje, 28, no Campus Mossoró, o termo de cooperação que proporciona a oferta de um Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação. A primeira turma, formada exclusivamente por 22 professores(as) da Uern, deve iniciar as aulas em março de 2025.

O professor Jean Mac Cole Tavares Santos, da Faculdade de Educação (FE) da Uern, explicou que o Dinter surgiu a partir de um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, oportunizando a parceria de universidades para oferecerem doutorados em conjunto.

“Nós procuramos a UEM e eles foram muito abertos à possibilidade. Tivemos uma seleção recentemente e 22 docentes da nossa Uern foram aprovados. A assinatura desse termo hoje é para oficializar essa relação”, adiantou.

Na visão da professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), o Dinter fortalece uma relação que já existe em outras frentes com a UEM.

“Vai fazer com que a gente possa qualificar mais ainda o ensino da graduação e da pós-graduação da Uern. O doutorado na área de Educação, um eixo transversal, permeia várias áreas do conhecimento, alcança vários dos nossos cursos, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas e outras parcerias”, avaliou.

O professor Marcos Vinicius Francisco, titular da Pró-reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Maringá, acompanhado da professora Solange Franci Yaegashi, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), da mesma instituição, ressaltou a importância da troca de experiências entre as duas instituições de ensino superior.

“É um momento de muita alegria. Que essa experiência seja profícua e que outras possam se solidificar a partir desse processo, porque não é um movimento que beneficia apenas uma parte, não é um movimento de mão única, mas é um movimento em dupla em que ambas as universidades crescem nesse processo”, comentou.

Nesse mesmo sentido, a reitora da Uern, Cicília Maia, exaltou a parceria e os benefícios que serão gerados.

“Uma pós-graduação não é somente conhecimento técnico e científico. A gente vai ter a oportunidade de experienciar a interculturalidade, do que eles vivem lá e essas pessoas que vem de lá vão experienciar as nossas vocações, nossa cultura, riquezas”, acrescentou.

O evento que celebrou a assinatura do termo de cooperação contou ainda com lançamento de livros e uma apresentação teatral “Os orixás e a criação do mundo”, da Escola Estadual Diran Ramos do Amaral.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support