Texto de Lydia Paulino, estagiária de Jornalismo
A Uern Mossoró realizou uma ação educativa para o trânsito para toda a comunidade acadêmica, em alusão ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito. O evento ocorreu neste dia 31 de maio, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).
A ação foi realizada pelo Setor de Capacitação e Educação Profissional (SECEP), do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida (DDPQV), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).
O evento teve como facilitadora a pedagoga Maribel Machado Oliveira Checcucci, que é especialista em Psicopedagogia, instrutora de trânsito em cursos de direção defensiva e educação para o trânsito, coordenadora do Departamento de Educação para o trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem).
De acordo com Maribel, a capacitação é de extrema importância para refletir qual a melhor forma de contribuir para um trânsito mais saudável e seguro para todos. “Sempre trazemos essa proposta para que as pessoas reflitam sobre a vida, sobre as escolhas que fazemos no trânsito para que sejam escolhas que preservem a segurança de todos”, frisou.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.