O lançamento do cordel “Apologia à bicicleta”, do coquista e cordelista potiguar Concriz marcou o retorno da Feira de Agricultura Familiar da Uern, realizada toda quinta-feira no Centro de Convivência do campus de Mossoró.
Durante a cerimônia, o cordelista apresentou uma parte de seu novo trabalho e declamou diversos outros poemas, ao ritmo do coco.
“Hoje foi um dia maravilhoso por eu ter feito esse trabalho aqui. A gente sente quando as pessoas gostam de poesia e isso motiva muito o poeta”, comentou Concriz.
Presente à cerimônia de lançamento, a reitora Cicília Maia destacou a relevância de eventos desse tipo para a promoção da cultura e para a formação da comunidade acadêmica “A Uern e o ensino não são apenas as salas de aula”, sintetizou.
Um dos poucos coquistas em atividade no Rio Grande do Norte, Concriz mescla sua atividade artística também com o repente e o cordel. Com apresentações em feiras populares e festivais, o poeta teve a obra contemplada no Prêmio de Literatura Dorian Jorge Freire, do Prêmio Fomento Maurício de Oliveira 2022.
A Feira da Uern conta com apoio da Reitoria e das pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Assistência Estudantil (Prae). A iniciativa visa fomentar a agricultura familiar e o comércio local, propiciando a troca de experiências entre a comunidade acadêmica e o público externo.