Lançado e-book com relatos pessoais de bolsistas do PIBID-Ensino Religioso/Ciências da Religião

A coordenadora de área do Subprojeto PIBID Ensino Religioso/Ciências da Religião do Campus Avançado de Natal (CAN/UERN) e pesquisadora das memórias de professores-leitores, professora Araceli Sobreira Benevides lançou, ontem, dia 02 de agosto, durante cerimônia de colação de grau do curso de Ciências da Religião, coletânea de Diários de Leitura produzidos por bolsistas do Subprojeto.

O lançamento é uma das ações de comemoração dos 15 anos do Curso de Ciências da Religião da UERN – que se consolida na formação de professores de Ensino Religioso para a rede pública do Estado.

De acordo com a professora Araceli, a obra é fruto das experiências leitoras vivenciadas pelos 17 estudantes de Ciências da Religião durante a fase de formação, quando os bolsistas tiveram que se inteirar das obras acadêmicas e literárias que orientam as práticas do PIBID Ensino Religioso. A proposta desse subprojeto é aliar a leitura literária no contexto das aulas de Ensino Religioso nas quatro escolas do munícipio de Natal. Para isso, a coordenadora de Área do subprojeto provocou nos bolsistas o desafio de registrar, em um diário, as etapas vividas, as dificuldades, os avanços e diálogos entre teoria e prática no decorrer dos anos de 2014 e 2015.

“Os autores são criativos e revelam a rotina de leituras acadêmicas e literárias, construindo uma escrita diarista reveladora sobre as transformações que acontecem no interior das práticas pibidianas. O leitor encontrará a compreensão leitora, a poesia, inclusive dois diários são escritos como cordéis e inspiram estudantes de licenciaturas a refletirem sobre a importância da leitura literária na vida de futuros professores do Ensino Básico” comenta Araceli.

Título: Diários de Leitura: narrativas sobre as vivências de leitura no PIBID de Ensino Religioso da UERN

Organização: Araceli Sobreira Benevides

Prefácio: Professor Júlio Ribeiro Soares (POSEDUC/FE – UERN)

Selo: Edições UERN