O Laboratório de Documentação e Pesquisa Documental do Vale do Açu (LaDHA), do Departamento de História (DH), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Assú adquiriu novos equipamentos para otimizar o serviço na unidade. Foi investido o valor de R$ 35 mil, de recursos próprios da Universidade.
Para auxiliar na instalação, o LaDHA recebeu a visita técnica da conservacionista e preservação Istambul do LABRE/UFRN, Evanúcia de Oliveira. Durante a manhã e tarde da última segunda-feira, 19, a especialista orientou sobre as instalações dos equipamentos.
No mesmo dia, à noite, Evanúcia de Oliveira ministrou uma palestra sobre “Conservação de acervos documentais”, voltada para professores, técnicos administrativos e alunos, especialmente os envolvidos nas ações do laboratório.
Entre os equipamentos, estão uma mesa de 2,5 metros para limpeza de documento, uma mesa de higienização e um termohigrometro, que mede temperatura e unidade do ambiente. “Esses equipamentos são essenciais para o laboratório funcionar”, afirma o coordenador do LaDHA, professor Marcelo Vieira Magalhães.
Também nesta semana, o LaDHA recebeu o acervo do jornal “O Assuense”, o segundo jornal entregue ao laboratório. O espaço já havia recebido acervo documental do Jornal Tribuna do Vale. A unidade deverá receber mais um jornal, o que tornará o LaDHA o maior repositório de jornais do final do século XX e XXI do interior do RN.