IX Congest realiza cerimônia de abertura e segue até sexta-feira

Com o tema “Gestão, Inovação Tecnológica e Energia Limpa”, a nona edição do Congresso de Economia & Gestão (Congest) teve sua abertura realizada na noite desta segunda-feira (31), no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

A solenidade contou com apresentação musical do grupo de violões da Escola de Música da Uern e com palestra e mesa-redonda relacionadas à temática do evento.

Durante a abertura, o professor Leovigildo Cavalcanti, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem) e coordenador do evento, destacou a integração dos cursos que compõem a faculdade e o esforço da comunidade acadêmica para construir o Congest. “Isso só engradece a nossa faculdade”, ressaltou.

Também presente à cerimônia, o presidente do Conselho Regional de Economia do RN, Marcos Simões, frisou a importância do evento, sobretudo diante das discussões relacionadas a temas importantes não apenas para profissionais da área, mas para toda a sociedade.

“A missão desses profissionais é resolver problemas públicos e discutir assuntos que vão impactar na vida da população de modo geral”, apontou.

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, também enalteceu a realização do congresso e destacou a troca de experiências entre os participantes como um dos pontos principais do evento.

“Isso promove um intercâmbio muito importante para que o conhecimento não seja limitado ao conteúdo dado entre quatro paredes, nas salas de aula. E o que a gente quer é expandir as nossas ações pra além da Universidade”, salientou a reitora.

Após a solenidade de abertura, o evento teve continuidade com a palestra “Inovação na prática: Transformando ideias em negócios lucrativos”, proferida pelo professor Rafael Demetrius Sousa.

A abertura contou com apresentação musical do grupo de violões da Escola de Música da Uern

A seguir, foi realizada a mesa-redonda “Contribuições do economista na gestão da administração pública municipal”, com a participação dos professores Etevaldo Almeida da Silva e Franklin Alves Filgueira, além da mediação do professor José Mairton Figueiredo.

O IX Congest segue até o dia 4 de agosto com palestras presenciais e virtuais, além de 26 minicursos. Mais detalhes sobre o evento podem ser acessados no perfil da Facem no Instagram.

A programação é realizada concomitante com os seguintes eventos: IX Semana do Economista; IV Semana do Contador; VII Semana da Facem; V Encontro de iniciação Científica em Contabilidade; IX Seminário Temático em Gestão Ambiental e V Simpósio de Tecnologia em Gestão Ambiental.

O congresso tem apoio institucional da Uern, do Conselho Regional de Economia do RN, do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), dos Supermercados Rebouças e da Índice Consultoria Empresarial.