...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

IV SIMPHILO e I ENPROFILO na UERN Caicó destacam participação nacional e consolidam espaço de debate sobre o ensino de Filosofia

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio do Campus Avançado de Caicó, realizou com êxito, entre os dias 27 e 30 de abril de 2026, o IV Simpósio de Ensino de Filosofia (SIMPHILO) e o I Encontro do PROF-FILO (ENPROFILO), consolidando-se como um importante espaço de diálogo acadêmico e formação docente.

O evento reuniu 232 participantes, entre pesquisadores, professores da educação básica e superior, além de estudantes de graduação e pós-graduação de diversas regiões do país, promovendo debates, conferências, mesas-redondas, minicursos e 115 comunicações científicas voltadas ao ensino de Filosofia.

Um dos destaques desta edição foi a ampla participação nacional, com submissão de trabalhos por estudantes e pesquisadores de instituições como: UFMS, UNIRIO, UFABC, UNESPAR, UFC, UFES, UFRGS, UFT, UFPI, UFCA, UFMT, UFPR, UFMA, UFCG, IFPE, UFPE e IFSertão, evidenciando o alcance e a relevância do evento no cenário acadêmico brasileiro.

Realizado de forma integrada, o SIMPHILO e o ENPROFILO reforçaram a articulação entre graduação e pós-graduação, fortalecendo redes de pesquisa, a troca de experiências e a reflexão sobre práticas pedagógicas e políticas públicas voltadas ao ensino de Filosofia.

A iniciativa reafirma o compromisso do Departamento de Filosofia/Caicó e do PROF-FILO/UERN com a formação qualificada de professores e com o desenvolvimento de pesquisas que dialogam diretamente com a educação básica, ampliando o impacto social e educacional da universidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support