IV Semana de Ciências Sociais é oficialmente aberta

Em solenidade realizada na noite desta terça-feira, 5, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande (Uern), foi aberta oficialmente a IV Semana de Ciências Sociais. A programação tem como tema central “A relevância das Ciências Sociais em tempos de Pandemia e Pós-pandemia”.

Na sua fala, o vice-reitor da Uern, o Prof. Dr. Francisco Dantas, destacou a importância de discutir os efeitos da Covid 19, sob a óptica das Ciências Sociais. “Além da questão de saúde pública, a pandemia teve vários efeitos sociais, como o alto índice de desempregados, as mudanças nas relações e na rotina, com o home office e as reuniões virtuais. É de suma relevância debater todas essas transformações”, declara.

O vice-diretor da Fafic, Marcílio Falcão, declarou a importância da realização de um evento na área das ciências sociais para debater a temática da pandemia. “Vivemos um tempo difícil, de incertezas. E para nós, é uma grande alegria de estar promovendo esse evento, que reforça a relevância da ciência para a sociedade”, diz o professor.

A chefe do departamento de Ciências Sociais, Terezinha Cabral, lembrou que este é o primeiro evento presencial do curso após o período de pandemia. “Agradeço o esforço de todos para que a programação da semana fosse promovida. É um momento muito significativo para enaltecer a importância das ciências sociais”, afirma.

A programação de abertura contou com uma conferência do Prof. Dr. Aécio Cândido, que na oportunidade  lançou o livro “Conhecimento, Conhecimentos: Como Saber o que sabemos”.

A IV Semana de Ciências Sociais segue até sexta-feira, 8. A programação contará com atividades culturais, minicursos, oficinas, mesas-redondas e atividade de confraternização. O evento é voltado para estudantes de graduação da Uern e de outras instituições.