*Com informações de Lydia Paulino – Estagiária de Jornalismo
As inscrições para a edição 2023 do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern) seguem até a próxima segunda-feira, 26. Os grupos interessados em participar do Festival devem fazer sua inscrição através do site do evento.
Nesta edição, o Festival ampliou suas fronteiras e escolas públicas de todo o Brasil poderão se inscrever. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, e anexar os documentos solicitados no edital, em formato de PDF, respeitando a ordem exigida.
Cada grupo de teatro escolar participante poderá ter, no máximo, 20 integrantes, incluindo diretor artístico, demais membros da equipe, alunos e membros externos. Serão selecionados, no total, 25 grupos teatrais de escolas públicas, mediante seguinte proporção: 70% para escolas do Estado do Rio Grande do Norte e 30% para escolas de outros estados.
O resultado parcial da seleção será divulgado no dia 3 de julho. Após a divulgação do resultado parcial, as escolas terão um prazo de 48 horas para interpor recursos, enviando o formulário próprio para festuern2023@gmail.com. P resultado final está previsto para o dia 5 de julho.
As 25 escolas selecionadas terão direito a um auxílio financeiro no valor de R$ 2.000,00, destinado a cobrir as despesas relacionadas à montagem dos espetáculos.
O Festuern representa o empenho da Uern junto às escolas em prol da transformação social e cultural. O evento é um importante espaço de iniciação e amadurecimento artístico, e palco privilegiado para revelação de jovens talentos do teatro na região.
O Festuern 2023 acontecerá entre os dias 16 e 20 de Outubro, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró. Nesta edição, o festival é uma realização da Uern, por meio da Pró–Reitoria de Extensão (Proex), e da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo, da Companhia Potiguar de Gás (Potigás), por meio do edital “Natural como fazer o bem”, e da TCM Telecom. A Prefeitura Municipal de Mossoró é apoiadora do evento.
O edital e o regulamento com todas as informações estão disponíveis no site do festival.