EN

ES

Inscrições para chamada pública para compor comissão de heteroidentificação são prorrogadas

Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD), prorrogou a Chamada Pública destinada à formação de pessoas aptas a atuarem nas comissões de heteroidentificação dos(as) candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as) (pretos/as e pardos/as). Os interessados podem se inscrever até dia 10 de fevereiro de 2023.

A comissão atuará nos processos seletivos para ingresso em cursos de graduação presencial e EaD, pós-graduação lato sensu e stricto sensu (especialização, mestrado e doutorado), e em seleções de concursos públicos para servidores(as) da Uern.

Inicialmente, o Edital tem por objetivo atender a demanda reprimida ocasionada pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19, nas quais foram realizadas bancas de Heteroidentificação de maneira remota.

A participação na comissão é de caráter voluntária e não remunerado, cabendo as(aos) participantes o direito à certificação compatível com as atividades realizadas com a sua respectiva categoria.

São requisitos para participar das comissões que irão atuar no Procedimento de Heteroidentificação: ser maior de 18 anos; ser membro da Comunidade Universitária da Uern, nas categorias de docentes, técnico-administrativo e discente; ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação ou servidores(as) de outras Instituições de Ensino; ser representante dos movimentos negro e indígena, experientes na temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo.

Para a inscrição, o/a interessado/a deverá preencher o formulário de inscrição, acompanhado da documentação descrita no Edital, reunida em formato PDF (em arquivo único).

A análise e validação das inscrições dos(as) interessados (as) em participar das comissões será realizada pela Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD), através do Setor de Relações Étnico-Raciais, Diversidade e Interculturalidade. O resultado final será divulgado no dia 14 de fevereiro.

A composição das Comissões de Heteroidentificação será nomeada por portarias do/a reitor/a e serão constituídas com a finalidade de realizar o Procedimento de Heteroidentificação das características fenotípicas de candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), por um mandato de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. As pessoas que irão compor as Comissões participarão, obrigatoriamente, de capacitações sobre estudos étnico-raciais, procedimentos de heteroidentificação e temas relacionados.

Confira o Edital completo e o aditivo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support