Informações sobre bolsas do PET

Em relação à não homologação das bolsas referentes ao mês de junho de 2023 do Programa de Educação Tutorial (PET), pela Pró-Reitoria de Ensino em Graduação (Proeg) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), gostaríamos de expressar nosso reconhecimento das intercorrências indesejadas ocorridas nesse processo de ajustes procedimentais e burocráticos e reiterar nosso compromisso com a permanência estudantil e o bem-estar de todos/as os/as discentes.

Compreendemos a extensão dos impactos causados por essa falha e compartilhamos da preocupação com a manutenção das condições básicas para a permanência dos/das estudantes na universidade, como pagamento de aluguel, alimentação e subsistência na cidade.

Nossa universidade tem se empenhado em implementar diversas políticas voltadas para a promoção da permanência estudantil e a mitigação dos desafios enfrentados pelos/as estudantes em suas trajetórias acadêmicas. Reconhecemos que esse incidente, infelizmente, vai contra esses esforços e nos comprometemos a reforçar ainda mais as ações que visam garantir uma experiência acadêmica de qualidade para todos os/as estudantes.

Com relação à demanda legítima dos/as estudantes, entendemos que medidas imediatas são necessárias para minimizar os efeitos negativos decorrentes dessa situação. Dessa forma, a Uern entrou em contato com o MEC para garantir a quitação das bolsas, o que está previsto para ocorrer até o dia 5 de agosto, com o pagamento de dois meses de forma conjunta. No entanto, destacamos que continuamos em diálogo com o MEC na busca ativa para abreviar este prazo.

Reiteramos o nosso compromisso com a qualidade do ensino, a excelência acadêmica e a promoção do bem-estar dos/as estudantes da nossa Uern.

Atenciosamente,

Profa. Cicília Raquel Maia Leite – Reitora