III Seminário de Psicologia Jurídica terá palestra sobre adoção por casais homoafetivos

O curso de Direito do Campus de Natal vai realizar, na nesta sexta-feira (29), a partir das 17h, no auditório do CaN, o III Seminário de Psicologia Jurídica, com o tema “Psicologia e Direito, uma relação dialética”.

O evento é uma iniciativa da Profa. Dra. Maria Audenora das Neves Silva Martins, titular da disciplina de Psicologia Jurídica.

“As constantes mudanças no mundo do conhecimento e, por consequência, no universo jurídico exigem do profissional do Direito, no exercício de suas atividades, enfrentar situações nas quais os seus conhecimentos teóricos acumulados não serão suficientes para a resolução das questões práticas a ele confiadas. À luz deste prisma, esse evento buscará a dialeticidade da Psicologia e do Direito, através de um olhar científico, crítico e analítico da teoria e da prática, estimulando o desenvolvimento da capacidade investigativa do aluno, incentivando-o a pesquisa e, consequentemente, proporcionando-lhe maior grau de independência intelectual. O ingresso da Psicologia no mundo jurídico precisa encontrar seu motor próprio, já que sua impulsão advém de um compromisso com o sujeito que é, por excelência, de outra ordem. Não há conflitos insuperáveis, mas há, sem dúvida interseções de peso que merecem uma análise dialética no atual contexto”, justifica a organizadora do Seminário.

Além da apresentação de trabalhos dos alunos da disciplina, o evento terá duas palestras. A primeira sobre adoção homoafetiva, que será ministrada pelo Prof. Dr. Izaumy de Carvalho, da Facex; e a segunda sobre sujeito e liberdade na perspectiva de Foucault, que terá como ministrante da Prof. Dra. Maria Fernanda Cardoso Santos, da Estácio.

“Já venho trabalhando esses temas, na disciplina Psicologia jurídica, mas esses professores são “doutores” no assunto e vão se aprofundar mais. Dr. Izaumy é psicólogo e advogado atuante nessa área de adoção e vai trazer, para os alunos, relatos reais. Afinal como estão as crianças adotadas por casais homossexuais? Como vem acontecendo a tramitação dos processos no âmbito jurídico? São pontos que ele vai esclarecer”, antecipa a professora Audenora, acrescentando que a Profª Fernanda Santos conclui recentemente um doutorado e sua tese é exatamente baseada na obra de Michel Foucault.

“São dois excelentes professores e têm uma didática muito especial, pois ambos sabem trabalhar teoria e prática, e utilizam a metodologia do caso concreto”, conclui.

PROGRAMAÇÃO DO III SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA JURÍDICA

DIA: 29 DE NOVEMBRO DE 2013 – SEXTA-FEIRA.

HORA: 17 HORAS.

LOCAL: AUDITÓRIO DO UERN – AV. AIRTON SENNA, 4241 – NEÓPOLIS.

1º MOMENTO:

17H – ABERTURA: Prof. Dra. Ana Lúcia Dantas – Diretora do CAN

Coord. do Curso de Direito de Nova Cruz – Profª  Aurélia Queiroga.

Coord. do Curso de Direito de Natal – Prof. Sérgio Alexandre Morais.

PALESTRA: ADOÇÃO HOMOAFETIVA – UM ESTUDO DE CASO.

PALESTRANTE: DR. IZAUMY DE CARVALHO – FACEX

PALESTRA: SUJEITO E LIBERDADE NA PERSPECTIVA DE FOUCAULT.

PALESTRANTE: DRA Mª  FERNANDA CARDOSO SANTOS – ESTÁCIO

MEDIAÇÃO: PROF. LÍDIO SANZIO GURGEL.

INTERVALO: COFFEE BREAK

2º MOMENTO

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO: ALUNOS DO CURSO DE DIREITO DE NATAL.

TODOS OS ALUNOS DE NATAL TÊM ATIVIDADES ELABORADAS, QUE SERão SOCIALIZADS.

ESTE É O ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO DE IDEIAS, DE RECONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS.