...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

III Café Filosófico abordará a importância da Filosofia da Educação na formação do educador

O projeto de extensão “Café Filosófico” da Faculdade de Educação/Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, realiza no dia 4 de novembro, de forma remota, o terceiro Café filosófico que abordará a importância da Filosofia da Educação na formação do educador.

O tema do encontro será “Paideia e filosofia: contribuições da filosofia da educação e de Pestalozzi para formação do Educador”. Os convidados são: Profa. Dra. Brígida Lima Batista Félix (UERN) e Prof. Dr. Janduí Evangelista de Oliveira (IFPB/Campina Grande).

O encontro virtual será realizado das 14h às 17h, pela Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/tvu-ebqj-ouh.

O coordenador da atividade é o professor doutor Erick Vinicius Santos Gomes. “Nós que desenvolvemos o projeto de extensão Café Filosófico, temos a noção de que a grandeza da filosofia é inquestionável no que cerne a práxis dos profissionais das licenciaturas. Neste âmbito, entende-se que a tarefa da filosofia no campo da formação de educadores, consiste na tarefa de despertar a alma para forma das ideias reflexivas em torno da vida cotidiana e dos vários questionamentos e problemas que constituem o âmbito do aprender e ‘ensinar’”, afirmou Erick.

A professora Dra. Brígida Lima desenvolverá o tema da Afetividade na Educação, a partir das ideais de Pestalozzi. “Em sua perspectiva, a escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar como inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, o pensador suíço não concordava totalmente com o elogio da razão humana. Para ele, só o amor tinha força salvadora, capaz de levar o homem à plena realização moral – isto é, encontrar conscientemente, dentro de si, a essência divina que lhe dá liberdade. Pestalozzi chega ao ponto de afirmar que a religiosidade humana nasce da relação afetiva da criança com a mãe, por meio da sensação de providência”, concluiu Erick Vinicius.

A atividade conta com o apoio da Faculdade de Educação e da Pró-reitoria de Extensão da Uern.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support