II SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO É DEFINIDO PARA OS DIAS 5 E 6 DE DEZEMBRO

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte promove nos dias 5 e 6 de dezembro o II Simpósio de Pós-Graduação em Educação da UERN, para discutir a ” A Educação na Interface entre o Global e o Local”. O tema principal do encontro será exposto na abertura dos trabalhos, no dia 5, pelo professor Enéas de Araújo Arrais Neto (UFC), a partir das 8h30, no auditório do SESI.
O objetivo principal deste evento consiste em viabilizar estudos e discussões em torno de uma temática central para o Programa de Pós-Graduação em Educação:a educação na interface entre o global e o local. Na oportunidade, será utilizada uma metodologia diversificada que contempla conferências, mesas redondas, salão de conversa e apresentação de trabalhos distribuídos entre os vários Grupos de Trabalho.
Poderão se inscrever com trabalho professores do Ensino Superior e da Educação Básica, alunos de pós-graduação e graduação. O trabalho completo deverá ser enviado para o e-mail: simposeduc@gmail.com. O resultados dos Trabalhos aprovados será conhecido no dia 30 deste mês.
CHAMADAS – A primeira chamada com trabalho aconteceu no dia 5 deste mês, ficando a segunda chamada segunda chamada com trabalho será no dia 25 deste mês, e a terceira no dia 5 de dezembro, pelos participantes formados por professores universitário ou de educação básica, estudante de pós graduação Lato ou Strito Sensu e estudante de graduação. E a última no dia 5 de dezembro.
NORMA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO
1. Poderão ainda se inscrever com trabalho professores do Ensino Superior e da Educação Básica, alunos de pós-graduação e graduação. O trabalho completo deverá ser enviado para o e-mail: simposeduc@gmail.com.
2. Cada inscrito poderá submeter, no máximo, três trabalhos.
3. Cada trabalho poderá ter, no máximo, quatro autores, incluindo o orientador.
4. Não será possível fazer correções e modificações no texto após o envio do trabalho.
5. Para se inscrever no evento – com ou sem trabalho – o interessado deverá fazer seu pagamento por transferência entre contas bancárias ou depósito imediato na “boca do Caixa”, na seguinte conta: Banco do Brasil, Agência 4391-5, Conta Poupança 7.461-6, no nome de Arilene Maria Soares de Medeiros.
6. Os trabalhos deverão seguir a seguinte formatação:
Extensão. O trabalho completo não deverá ultrapassar 10 laudas, incluindo gravuras, quadro, tabelas e referências bibliográficas
Resumo. Construído em parágrafo único e deve conter, no máximo, 15 linhas. O resumo deve referir-se ao tema do trabalho, objetivos, procedimentos metodológicos, resultados e conclusões.
Palavras-chave. Três palavras-chave, em caixa alta, separadas por ponto-e-vírgula, devem completar o resumo.
Editor. Word for Windows 1997 ou posterior, tamanho A4, com margens superior e esquerda de três cm, margens inferior e direita de dois cm.
Fonte. Times New Roman com tamanho 12 e espaçamento entrelinhas de 1.5 cm no corpo do trabalho. Nas citações com recuo ao longo do texto utilizar fonte tamanho 10 e espaçamento simples.
Cabeçalho. Título do trabalho, autor, instituição a que está vinculado e e-mail.
Citações e referências. Como os trabalhos aceitos pelo Comitê Científico serão publicados, se requer o cumprimento das normas da ABNT, bem como a revisão textual.
Notas. Breves, de natureza informativa e explicativa. Deverão constar na página em que for inserida.
OUTROS OBJETIVOS – Outros objetivos do encontro estão concentrados em viabilizar discussões em torno da educação na interface entre o global e o local, de modo a contribuir para o fortalecimento da área de concentração do Mestrado em Educação: Processos Formativos em Contextos Locais.
De socializar e divulgar as pesquisas, as práticas e experiências (em andamento e/ou concluídas) de professores e alunos que estão vinculados à área da educação e áreas afins.
Estimular o permanente debate acerca da educação, tendo em vista a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERN, envolvendo professores, alunos e toda comunidade acadêmica.
Estabelecer intercâmbios entre professores e alunos da UERN e de outras Instituições de Ensino Superior da região e do país.
Incentivar a publicação da produção acadêmica de professores e alunos da UERN.
O II Simpósio de Pós-Graduação em  Educação da UERN assume uma relevância acadêmica ímpar  no contexto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN),  designadamente, quando se tem a perspectiva de avançar na manutenção e  consolidação do Mestrado em Educação, recentemente aprovado e recomendado pela  CAPES.
Um Programa de Pós-Graduação em Educação constitui uma estratégia  político pedagógica imprescindível ao desenvolvimento acadêmico da UERN e da  região na qual se insere, por se colocar como uma das principais agências de  formação docente, que também precisa assegurar a formação continuada de seus  egressos. Nesse sentido, a implementação do Mestrado em Educação demonstra uma  necessidade social e educacional da região.

MESA REDONDA

Mesa Redonda 1: SABERES E FORMAÇÃO HUMANA NA CONTEMPORANEIDADE
Palestrantes: Prof. Dr. Isauro Beltran/UFRN & Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo/UFBA
Coordenador(a): Prof. Dr. Aílton Siqueira de Sousa Fonseca/UERN